whatsapp

Data: 27 de julho de 2018

Vantagens de consumir alimentos integrais

Post 3

Os alimentos integrais tem sido muito recomendados devido às vantagens nutricionais que apresentam em sua composição. A inclusão de alimentos integrais em reeducação alimentar e redução de peso também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras que, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e a quantidade de alimentos consumido.

POR QUE SÃO INTEGRAIS?

Os alimentos integrais são definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos. Com isso, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, pois contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

VANTAGENS DOS ALIMENTOS INTEGRAIS

– Previnem a constipação, facilitando o bom funcionamento intestinal: Por ser um alimento com grandes quantidades de fibras alimentares, é capaz de tornar mais lenta a digestão e absorção desse alimento no nosso corpo, regulando, o esvaziamento intestinal.

–  Aumentam o tempo da sensação de saciedade: com isso, você irá demorar mais tempo para ficar com fome novamente, pois as fibras absorvem água, permanecendo mais tempo no estômago. Além disso, quando você ingere esses alimentos integrais, se sente saciado mais rapidamente, logo, irá comer menos, auxiliando no processo de perda de peso.

– Alimentação mais equilibrada: Esses alimentos são mais ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras do que qualquer outro alimento refinado, contribuindo para uma alimentação mais saudável.

– Diminui o colesterol resultando em redução do risco de doenças cardiovasculares: com a ingestão da quantidade correta de integrais, juntamente com uma dieta pobre em gordura saturada, consequentemente, ocorre a redução de gordura circulante no nosso organismo. As fibras existentes nesses alimentos tem a capacidade de absorver as moléculas de gordura e também normalizam a síntese de colesterol.

– Diminui o risco de diabetes: o alto teor de fibras desses alimentos se torna um aliado. Por possuírem um índice glicêmico de nível baixo para moderado, os alimentos integrais permitem uma absorção mais lenta de glicose no sangue, evitando a elevação rápida desse açúcar após a ingestão, os picos de glicemia e reduzindo o trabalho da insulina.

CUIDADO COM O EXCESSO

Apesar das inúmeras vantagens que os alimentos integrais proporcionam é preciso lembrar que “nem tudo são flores”. A principal desvantagem com relação a esses alimentos é se for consumido em excesso.

Na busca por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas cometem exageros com relação aos integrais, acreditando, que estão consumindo produtos menos calóricos. Mas ao contrário do que dizem, os alimentos integrais são tão calóricos quanto os alimentos refinados. Eles auxiliam no emagrecimento na medida em que aumentam a saciedade e, consequentemente, facilitam a redução da quantidade de comida. Da mesma forma, o consumo adequado de fibras sem que haja a ingestão mínima de água necessária por dia pode levar a pessoa a um quadro de constipação ainda maior.

O excesso de fibras na alimentação (quando ultrapassa 30 g diárias) também pode reduzir a absorção de nutrientes e sais minerais pelo organismo, comprometendo a saúde de várias formas. O ideal é que esses alimentos sejam consumidos moderadamente e que a ingestão de água seja adequada.

 

Postagem original em Quero Saúde e Treino Mestre.

X