Tag: blueberry, cranberry, gojiberry, superfrutas Data: 23 de novembro de 2020
Você sabe o que são as superfrutas?

O termo superfruta é relativamente recente, se popularizou a partir de 2004, quando o livro SuperFoods apresentou 14 alimentos extraordinários em valor nutritivo. Desde então, esse termo passou a ser utilizado para promover frutas com altas propriedades funcionais e que podem ser utilizadas como matérias-primas ou ingredientes pelos fabricantes de alimentos funcionais, bebidas e nutracêuticos. Essas frutas se destacam, pois, possuem um alto valor nutricional e propriedades antioxidantes comprovadas, que melhoram a saúde e ajudam na prevenção de várias doenças. Por isso, o consumo dessas superfrutas tem aumentado nos últimos anos. Para entender melhor e conferir quais são as principais opções, leia o conteúdo até o final.
O que são as superfrutas?
Ainda não há uma definição única dos critérios utilizados para as superfrutas, mas em trabalho recente, quatro pontos foram combinados para definir essa categoria: conteúdo em nutrientes, qualidades de antioxidantes, intensidade das pesquisas médicas e sucesso/disponibilidade comercial — definido como a facilidade com a qual determinada fruta, com suas características de sabor, aparência, aroma e benefícios para a saúde, pode ser encontrada pelos consumidores —.
Confira as principais:
- Acerola;
- Mirtilo;
- Amora preta;
- Cereja;
- Groselha;
- Cupuaçu;
- Goiaba;
- Kiwi;
- Açaí;
- Blueberry;
- Goji Berry;
- Cranberry;
- Guaraná;
- Romã;
Inicialmente consumidas in natura ou em sucos, as superfrutas já aparecem como ingredientes em inúmeros alimentos. É possível colocá-las em tortas, doces e até panquecas. Não há uma definição quanto a quantidade ideal, mas os médicos dizem que de 3 a 4 xícaras de chá, por semana, é um bom valor.
Quais os benefícios desse tipo de alimento?
As superfrutas são ricas em nutrientes, fibras, ácido graxo e conhecidas pelo alto conteúdo de flavonoides, antocianinas, vitamina C e antioxidantes. Esses alimentos possuem propriedades anti-inflamatória e antioxidantes que neutralizam os radicais livres, ajudando na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Atualmente, o açaí é a superfruta com maior índice de antioxidantes.
Além desses benefícios, elas também ajudam no combate de doenças neurológicas, cansaço, leucemia e o câncer de próstata. De fato, podemos perceber que as superfrutas são extremamente ricas em nutrientes, mas que ainda há uma grande carência em pesquisas para validar propriedades e popularizar sua eficácia.
No Brasil, as superfrutas mais populares são o açaí, guaraná, acerola e algumas frutas vermelhas pela facilidade de encontrá-las em supermercados e mercearias. Contudo, elas nem sempre precisam ser consumidas in natura. Já há opções de snacks, por exemplo, que podem ser levadas na bolsa, mantendo qualidade e sabor. A Kobber possui uma linha de superfrutas, com opções de goji berry, cranberry e blueberry que são opções práticas e deliciosas para o seu dia.
Gostou das nossas dicas? Quer conferir mais informações sobre alimentos saudáveis? Então, acesse nosso blog e veja outros conteúdos.