whatsapp

Data: 13 de abril de 2021

3 receitas fáceis e fitness para uma vida mais saudável

Descubra como se alimentar bem!

Hoje existe tanta variedade de comidas prontas e extremamente calóricas, que muita gente pensa que é difícil seguir dieta e se alimentar de forma correta. Porém, é possível encontrar receitas fáceis e fitness que são muito saborosas, então pensando nisso, selecionamos 3 receitas para ninguém precisar abrir mão do sabor e saudabilidade. Conheça:

Confira 3 receitas fáceis e fitness:

Selecionamos três receitas incríveis que utilizam menos açúcar e mais ingredientes de alto valor nutricional, como frutas e cereais.

1-Brownie de chocolate com nozes e linhaça

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo
½ xícara de água
½ xícara de polpa amassada de um abacate maduro
1 maçã pequena, sem casca e sem sementes, picada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
½ xícara de cacau em pó
1½ xícara de açúcar demerara
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de nozes e castanhas-do-pará, sem casca, picadas
1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada

Modo de Preparo

Deixe o forno pré aquecido a 180ºC. No liquidificador, bata o óleo com a água, a polpa do abacate, a maçã, a baunilha, o cacau e o açúcar. Em uma tigela adicione os ingredientes restantes, misturando bem. Transfira para uma forma quadrada, de fundo removível, medindo 20 cm x 20 cm, untada com óleo e com o fundo forrado com papel-manteiga também untado com óleo.
Leve ao forno por 40 minutos ou até assar e firmar. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos e desenforme.

2 -Docinho de Cranberry

Ingredientes

1 lata(s) de leite condensado
1/2 vidro(s) de leite de coco (100 ml)
1/2 xícara(s) de chá de coco ralado
3 1/2 colher(es) de sopa de manteiga sem sal
1 xícara(s) de chá de cranberry desidratado
1 xícara(s) de chá de confeito de chocolate negro
Manteiga para untar

Modo de Preparo

O preparo é muito parecido com o de brigadeiro. Em uma panela, você vai colocar o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e a manteiga. Leve ao fogo alto, mexendo vigorosamente até ferver. Reduza para fogo baixo e continue mexendo até que o beijinho comece a desprender do fundo da panela. Dando o ponto, você pode retirar da panela e colocar em um prato untado com manteiga, deixe esfriar.

Pique o cranberry com a ponta da faca e una a fruta com a ponta dos dedos, formando uma pasta. Enrole a pasta em pequenas bolinhas e reserve. Unte levemente as mãos com manteiga. Pegue uma pequena porção de massa e abra na palma da mão, coloque o cranberry e feche até formar uma bolinha uniforme. Passe-a pelo confeito de chocolate e sirva.

3 – Quinoa com bacalhau

Ingredientes

150g de quinoa em grãos
100g de bacalhau dessalgado e desfiado
2 tomates sem semente
1/2 cebola
1 cenoura pequena
alho
salsinha

Modo de Preparo

Cozinhe a quinoa em 1 litro de água até ela estourar os grãos (não precisa pressão). Após cozida coloque-a em água gelada ou cubos de gelo (para dar um choque e cessar o cozimento). Passe-a em uma peneira e termine de tirar toda a água em um pano torcendo-a até ficar bem sequinha.
Junte-a ao tomate, cebola, cenoura e a salsinha bem picados. Reserve. Em uma frigideira refogue o bacalhau em azeite e alho picado a gosto. Misture tudo e sirva gelado

Gostou ou Curtiu a receita? Deixe seu comentário! E se fizer a receita, posta e marca a gente no Instagram! Vamos adorar ver o resultado! Quer conferir outros textos sobre saúde e bem-estar? Acesse nosso blog!

Data: 12 de abril de 2021

6 dicas de como transformar a Granola sua aliada na dieta

Insira essa fonte de fibras em sua rotina. Saiba como!

A granola é uma combinação de cereais integrais assados, que pode ser adoçado mel, melado, açúcar demerara, açúcar mascavo e pode ser enriquecida com frutas desidratadas e castanhas. Encontramos muitas vezes, em sua mistura, uvas-passas, flocos de maçã e castanhas. Além de saudável e nutritiva, combina com vários alimentos e rende ótimas receitas!

O composto surgiu por volta de 1830, e sua lista de ingredientes não foi sempre assim. Quando o americano William Sylvester Graham inventou, era uma espécie de farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem nenhum aditivo. Esse alimento passou por várias adaptações e hoje está presente na alimentação de muitas pessoas que buscam uma vida mais saudável e equilibrada.

O cereal é muito utilizado no café da manhã, lanche da tarde e até no almoço, basta usar a criatividade porque essa fonte de fibras e nutrientes é muito versátil.

Benefícios da Granola

A granola é uma excelente aliada no processo de emagrecimento, além de ser boa para o intestino funcionar, ser fonte de vitaminas, proteínas e ferro. Ao consumi-la você terá mais energia e vitalidade, porque contém as vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais zinco, selênio, cromo, manganês, micronutrientes que fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

Consumindo o cereal com regularidade, seu colesterol ruim irá diminuir e ainda te auxiliará no processo de emagrecimento. A granola atua no metabolismo dos carboidratos (absorção é mais lenta) e aumenta a sensação de saciedade, podendo, assim, te ajudar a emagrecer quando consumida dentro de uma dieta equilibrada.

6 dicas de como combinar a Granola

Granola é sinônimo de versatilidade. O mix de cereais pode substituir alimentos ricos em carboidratos (pães, torradas e bolachas), também pode ser utilizada no preparo de diferentes pratos e bebidas, indo do café da manhã ao jantar. Conheça 6 combinações para você inserir na sua rotina também.

Em guarnições salgadas

Você pode usar a mistura de cereais salpicada sobre salada de folhas, seu paladar terá um mix de sabor com um toque agridoce e crocância. Além disso, você pode adicioná-la em sopas ou creme de verduras.

Em sanduíches

Quando você for preparar seu lanche, opte por rechear o pão com uma pasta light (de ricota com espinafre, por exemplo), alface, tomate, um molhinho e a granola para finalizar e deixar o sanduíche ainda mais saboroso e nutritivo.

Com frutas frescas

Uma alternativa para quem deseja um lanche rápido, nutritivo e que não requer muito trabalho é fazer um mix de frutas – mamão, manga, morango, banana e maçã picados – e, depois, acrescentar a granola por cima.

Em sucos, vitaminas e smoothie

Para tornar sua bebida mais saborosa, rica em fibras e nutrientes, acrescente ao leite e aos berries ou outras frutas no liquidificador um pouco de granola. Você terá uma bebida com muito mais saudabilidade.

Com açaí

Na época mais quente do ano, um açaí bem gelado combina perfeitamente com uma granola fresca e bem selecionada. Acrescente esses itens na sua lista de compras e não se esqueça na próxima vez que for ao mercado!

No mousse de frutas

O mousse é uma das sobremesas mais queridas e para quem não quer abrir mão do doce, mas deseja algo mais saudável, basta acrescentar a granola em cima. Os cereais dão uma textura diferenciada à sobremesa e concedem mais sabor.

Não deixe de adicionar alimentos ricos em fibras na sua dieta, eles colaboram com a funcionalidade do seu intestino e aumentam sua imunidade. Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros posts como esse, acesse nosso blog!

Data: 12 de abril de 2021

Alimentação saudável: quais os principais erros que cometemos?

Conheça os 5 erros mais comuns e tenha uma alimentação mais equilibrada

Nos últimos 40 anos a obesidade infantojuvenil no mundo aumentou de 1% para 6% em meninas e de 1% para 8% em meninos. A maioria (cerca de 70%) dos adolescentes com obesidade manterão essa condição na vida adulta. No Brasil os índices de sobrepeso e obesidade refletem os padrões mundiais e os dados são ainda mais assustadores quando analisamos a má alimentação.

Uma em cada cinco mortes no mundo em 2017 esteve relacionada a uma alimentação ruim, seja por consumo excessivo de sal, açúcar ou carne, ou por carência de cereais integrais e frutas, afirma um estudo divulgado na revista The Lancet. Cerca de 11 milhões de pessoas morreram de alguma doença decorrente de maus hábitos alimentares.

Uma alimentação saudável não é sinônimo de privação ou de uma alimentação sem sabor. Para ter saudabilidade, você deve garantir que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. É necessário pensar na variedade, equilíbrio, quantidade e segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é sinônimo de saúde! A ingestão de uma dieta deficiente pode levar à desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, alguns tipos de cânceres e até mesmo a morte. Insira mais nutrientes em suas refeições, coma mais saladas, grãos, frutas e beba muita água.

Principais erros que cometemos em nossa alimentação

A importância de se alimentar bem é reconhecida por muitas pessoas, mas, na prática, a gaveta do escritório ainda tem chocolates e salgadinhos, e aquele doce no meio da tarde é devorado sem culpa. Devido ao comodismo, muitos acabam comendo o que for mais prático no momento, como as comidas industrializadas, que são feitas com um grande excesso de gorduras, conservantes, açúcar, entre outros vilões da saúde. Conheça agora os 5 principais erros e mude seus hábitos!

Não tomar café da manhã

O café da manhã é uma das refeições mais importantes, por ser a primeira fonte de energia do dia, ele auxilia no controle de peso, além disso, estudos comprovam que conserva a memória e previne doenças do sistema digestivo. Acrescente cereais na sua rotina ou superfrutas para ter saudabilidade em seu dia logo cedo!

Pular as refeições

Os médicos e especialistas indicam alimentar-se no mínimo três vezes ao dia em horários definidos. Não pulando nenhuma delas para não ter uma fome maior e acabar comendo mais do que o necessário. Além disso, uma alimentação equilibrada ao longo do dia colabora para um gasto de energia mais saudável.

Quando der aquela fominha entre as refeições, opte por algo leve como uma barra, ou nuts, ou uma fruta de bolso.

Dieta monocromática

Um dos maiores erros está presente na hora de montar seu prato. Você deve ter uma variedade de cores e sabores, sendo de preferência: 50% vegetais crus e cozidos, 25% de proteína (animal ou vegetal) e 25% de carboidratos. Uma boa dica, é a ingestão de quinoa e chia na salada e nas refeições, pois aumentam a nutrição da sua alimentação.

Não beber água

A água é um hidratante natural que colabora para um bom funcionamento do organismo, ajuda no processo digestivo e ainda oferece melhorias na pele, cabelo e unhas. Um estudo comprovou a eficácia em perda de peso ao beber água 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Comer carne vermelha em excesso

Pesquisadores dos EUA afirmaram, em março de 2012, que o consumo diário de carne vermelha aumenta em 13% o risco de morte prematura. O recomendado é que ela esteja presente no cardápio moderadamente, de duas a três vezes por semana. A substituição da carne vermelha por legumes, cereais e sementes, ajuda a manter uma vida mais saudável.

Portanto, investir em uma alimentação saudável vai além de um autocuidado, é importante para a manutenção da saúde. Adicione alimentos ricos em fibras na sua dieta e não esqueça de ingerir bastante água. Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros posts como esse, acesse nosso blog!

Data: 12 de abril de 2021

Fome ou Ansiedade? Descubra como identificar os sinais

Quais as principais diferenças e como a pandemia está contribuindo? Confira o conteúdo!

O cenário pandêmico que vivemos atualmente tem trazido instabilidade emocional e física para inúmeros brasileiros. A ansiedade gerada por um período de incertezas refletiu diretamente no padrão alimentar de muitas pessoas nos últimos meses.

A rotina totalmente nova de home office, pouco exercício, estresse do trabalho e a insegurança do momento somada àquela vontade de comer algo gostoso trazido pela facilidade dos aplicativos de delivery resultou em ganho de peso e o hábito de comer sem estar com fome.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9% da população, sofrem de algum transtorno de ansiedade. Um dos principais reflexos dessa doença é a fome. Mas você sabe identificar se a sua fome é um sintoma desse transtorno ou é apenas o seu organismo pedindo para você repor seus nutrientes e energia?

Fome vs Ansiedade: Conheça os sinais

Confira algumas das características da fome emocional, abaixo:

Surge como um desejo

A fome emocional, causada pela ansiedade, nunca vai te fazer salivar e almejar um prato de legumes ou uma salada. Geralmente ela pede comidas calóricas, sem nutrientes, como doces ou alimentos ricos em gorduras saturadas.

Impulsiva

Quando você come para saciar a fome emocional, você age sem refletir muito, de maneira compulsiva. Você geralmente a usa como uma compensação, funciona como o “prazer do dia”.

Causa culpa

É comum que, após o consumo de alimentos gordurosos, doces e pouco nutritivos, apareça a culpa é uma necessidade de autopunição por não ter conseguido manter o controle.

Não sacia

Quando você percebe que está com fome, geralmente sabe a quantidade de comida que vai precisar comer para se saciar. Quando se trata de fome emocional, você come desenfreadamente até se sentir extremamente cheio. Com isso, a ansiedade tem um inibidor sobre as sensações de saciedade, fazendo com que nos sintamos satisfeitos apenas após termos comido mais que o necessário.

Como a alimentação pode ajudar no combate à ansiedade? Conheça os 5 principais alimentos

Para tratar a ansiedade, você precisa consultar um especialista, porque alguns casos de ansiedade necessitam de medicamentos químicos. Mas na parte biológica, podemos diminuir seu efeito com uma rotina de exercícios, uma alimentação adequada e equilibrada.

Invista em uma alimentação saudável, isso vai melhorar a sua estabilidade emocional. Selecionamos 5 alimentos que contribuem para o combate a esse transtorno. Confira!

Frutas cítricas

A vitamina C, encontrada em frutas como kiwi, limão e laranja, diminui a secreção do hormônio cortisol, que é liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. Por isso, o consumo regular desses alimentos além de contribuir para o relaxamento dos músculos, minimizando a fadiga e o estresse, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta o bem-estar.

Berries

As frutas vermelhas, como goji berry, framboesa e morango, são potentes antioxidantes. Essas super frutas são excelentes para reduzir os níveis de cortisol no sangue, combatendo a ansiedade.

Linhaça

A sementinha também é conhecida como superalimento. A linhaça é rica em ômega-3 essencial que é um antidepressivo natural e atua reduzindo a ansiedade. Além disso, tem alto potencial para prevenir o câncer de cólon e de pele.

Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs, possuem abundância de ácidos graxos e nutrientes com ação antioxidante, propriedade auxiliar nos transtornos depressivos e de ansiedade.

Chia

A semente de chia diminui a fome, dá sensação de saciedade e auxilia o trânsito intestinal. Por ser rica em ômega-3, cálcio, fósforo e magnésio, é uma excelente aliada no combate à ansiedade na educação alimentar.

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros textos sobre saúde e bem-estar, acesse nosso blog!

X