Data: 27 de julho de 2018

Vantagens de consumir alimentos integrais

Os alimentos integrais tem sido muito recomendados devido às vantagens nutricionais que apresentam em sua composição. A inclusão de alimentos integrais em reeducação alimentar e redução de peso também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras que, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e a quantidade de alimentos consumido.

POR QUE SÃO INTEGRAIS?

Os alimentos integrais são definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos. Com isso, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, pois contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

VANTAGENS DOS ALIMENTOS INTEGRAIS

– Previnem a constipação, facilitando o bom funcionamento intestinal: Por ser um alimento com grandes quantidades de fibras alimentares, é capaz de tornar mais lenta a digestão e absorção desse alimento no nosso corpo, regulando, o esvaziamento intestinal.

–  Aumentam o tempo da sensação de saciedade: com isso, você irá demorar mais tempo para ficar com fome novamente, pois as fibras absorvem água, permanecendo mais tempo no estômago. Além disso, quando você ingere esses alimentos integrais, se sente saciado mais rapidamente, logo, irá comer menos, auxiliando no processo de perda de peso.

– Alimentação mais equilibrada: Esses alimentos são mais ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras do que qualquer outro alimento refinado, contribuindo para uma alimentação mais saudável.

– Diminui o colesterol resultando em redução do risco de doenças cardiovasculares: com a ingestão da quantidade correta de integrais, juntamente com uma dieta pobre em gordura saturada, consequentemente, ocorre a redução de gordura circulante no nosso organismo. As fibras existentes nesses alimentos tem a capacidade de absorver as moléculas de gordura e também normalizam a síntese de colesterol.

– Diminui o risco de diabetes: o alto teor de fibras desses alimentos se torna um aliado. Por possuírem um índice glicêmico de nível baixo para moderado, os alimentos integrais permitem uma absorção mais lenta de glicose no sangue, evitando a elevação rápida desse açúcar após a ingestão, os picos de glicemia e reduzindo o trabalho da insulina.

CUIDADO COM O EXCESSO

Apesar das inúmeras vantagens que os alimentos integrais proporcionam é preciso lembrar que “nem tudo são flores”. A principal desvantagem com relação a esses alimentos é se for consumido em excesso.

Na busca por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas cometem exageros com relação aos integrais, acreditando, que estão consumindo produtos menos calóricos. Mas ao contrário do que dizem, os alimentos integrais são tão calóricos quanto os alimentos refinados. Eles auxiliam no emagrecimento na medida em que aumentam a saciedade e, consequentemente, facilitam a redução da quantidade de comida. Da mesma forma, o consumo adequado de fibras sem que haja a ingestão mínima de água necessária por dia pode levar a pessoa a um quadro de constipação ainda maior.

O excesso de fibras na alimentação (quando ultrapassa 30 g diárias) também pode reduzir a absorção de nutrientes e sais minerais pelo organismo, comprometendo a saúde de várias formas. O ideal é que esses alimentos sejam consumidos moderadamente e que a ingestão de água seja adequada.

 

Postagem original em Quero Saúde e Treino Mestre.

Data: 20 de julho de 2018

Diferentes formas de consumir a Granola

Alimentar-se bem principalmente no café da manhã é super importante para ajudar a manter uma qualidade de vida saudável, por isso a granola tem sido uma ótima aliada na rotina de pessoas que adoram se alimentar bem dentro de um dia a dia corrido.

A granola além de muito prática, ela é versátil e muito poderosa nutricionalmente. A mistura de grãos, cereais, frutas secas e oleagionosas pode ser utilizada das mais diversas formas e preparações saudáveis. A granola é um excelente para fornecer energia, e também pode ser utilizada em sobremesas, massas, pães e as mais diversas receitas.

GRANOLA NO CAFÉ DA MANHÃ

A granola contém aveia e outros cereais integrais, bem como frutas secas e nozes. Esta combinação rica em nutrientes faz da granola um cereal saudável para o café da manhã.

Experimente:

  • Com leite de coco, leite de amêndoas ou leite de soja a uma tigela de granola e saboreei.
  • Na hora da vitamina, suco ou smoothie, bata um pouco o mix de cereais no liquidificador. Ficará uma bebida bem nutritiva.
  • Com frutas frescas, pique diferentes frutas (banana, morango, kiwi, pera, manga) e uma porção de granola. Experimente uma única fruta ou até mesmo uma salada de frutas, que também resulta em uma ótima combinação!

 

GRANOLA NOS LANCHES

A granola pode ser comida pura ou com acompanhamentos. Você pode adicionar frutas secas extras, como tâmaras, passas, damascos e maçãs com granola, bem como nozes e/ou amêndoas. Uma outra combinação interessante é acrescentar a granola em smoothies, sucos e vitaminas, mas utilize uma quantidade de 2-3 colheres de sopa.

Experimente:

  • Em bolos, muffins e cupcakes, você pode misturar um pouco de granola à uma massa, integrando a massa e mexendo por inteiro ou apenas salpicado como cobertura.
  • Incrementando o lanche, recheando o sanduíche com salada (tomate, alface, cenoura e agrião), frios (queijo e presunto), algum creme (cream cheese ou maionese) e, por cima de tudo, acrescentar um punhado de granola.

 

GRANOLA COM PÃES E MASSAS

Você pode adicionar granola no seu cookie favorito, muffin, receita de bolo, pães ou qualquer outro tipo de massa. A combinação acrescenta fibras e proteínas para sua receita, dando também mais volume e ajudando que as receitas feitas com granola te entreguem uma sensação de saciedade melhor.

Experimente:

  • Em pratos salgados, adicioná-la em sopas ou creme de verduras. Nesse caso, opte por versões de granola sem frutas ou açúcar na composição.

 

GRANOLA NAS SOBREMESAS

Como opção de sobremesa, você pode fazer um delicioso iogurte vegano com granola. Coloque frutas frescas, como fatias de pêssegos, framboesas ou morangos em um copo. Em seguida, adicione uma colher de iogurte vegano e uma colher de granola. Continue as camadas até que o vidro esteja completo como desejado.

Experimente:

  • Utilize a granola como cobertura para sorvetes, doces ou iogurtes no pós-almoço.
  • Utilize a granola para empanar docinhos e frutas. Passe a granola no processador, para que os grãos fiquem menores e perfeitos para cobrir versões saudáveis de docinhos (como brigadeiro à base de batata-doce) ou incrementar as frutas. Dica: corte banana em pedaços, envolva-os na granola triturada e congele-os.

Postagem original em Estilo Vegan e M de Mulher.

Data: 13 de julho de 2018

Os benefícios de consumir barras de proteína

As barras de proteína estão se tornando cada vez mais essenciais na vida de pessoas que gostam de ter uma vida fitness, com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios para manter a saúde do seu corpo.

A popularidade das barras de proteína cresceram bastante por conta da sua praticidade e dos seus benefícios nutricionais. Seja para levar para academia, faculdade, trabalho, escola ou onde você quiser, elas são práticas e podem ser utilizadas como uma opção de lanche bem saudável. Vamos conferir?

Mas o que são as proteínas e para que servem?

As proteínas são responsáveis pelo funcionamento de diferentes mecanismos do organismo e se destacam por contribuir para a construção muscular e crescimento de cabelos, pele e unhas e outros tecidos. Algumas são sintetizadas pelo próprio organismo, contudo, outras precisam ser suplementadas por meio de alimentação saudável e balanceada.

A proteína é importante para a reconstrução das fibras musculares que são danificadas durante qualquer tipo de atividade física que requeira uma maior taxa de força para serem realizadas. As proteínas são nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do organismo e desempenham funções como crescimento muscular, transporte de oxigênio e ainda proporcionam ganho energético. Sendo assim, as barras de proteínas se mostram como alimentos completos para auxiliar o corpo humano no desempenho de inúmeras atividades.

Benefícios de consumir a proteína

  • Aumento da massa muscular

A proteína contribui diretamente para o crescimento da massa muscular por reconstruir as fibras dos músculos e deixá-los mais fortes.

  • Diminuição da gordura corporal

A proteína contribui também no aumento e definição da massa muscular, por isso ela ajuda a reduzir os índices de gordura corporal.

  • Emagrecimento

As proteínas ajudam a promover uma sensação de maior saciedade nas refeições, ajudando a acelerar o metabolismo celular e contribuindo para a perda de peso.

  • Imunidade celular

As proteínas são excelentes para a imunidade celular. Isto se deve ao fato dos linfócitos necessitarem deste nutriente para produzirem anticorpos, que por sua vez são as células de defesa do corpo humano.

  • Mais energia

As proteínas são grandes aliadas no fornecimento de energia para as células corporais, principalmente em dietas com poucos carboidratos. Desta forma, o consumo de barras proteicas auxilia na manutenção de um bom desempenho durante as atividades físicas, ajudando a manter os altos níveis energéticos das células.

  • Transporte de oxigênio

Uma boa oxigenação corporal é essencial para a prática de qualquer atividade física. Os glóbulos vermelhos (células que transportam o oxigênio no sangue), são compostos por proteínas que exercem essa função. Desta forma, o consumo das barras de proteína contribui para a oxigenação celular.

Ou seja, as barras de proteína são ótimas aliadas para a sua alimentação saudável, ajudando não só no ganho de massa magra (como muitos pensam), como também é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para todos que possuem uma dieta com poucos carboidratos e se exercitam regularmente. O consumo da proteína ajuda a manter a saúde e o bom funcionamento do corpo humano.

Postagem original em Medicina Natural.

Data: 28 de abril de 2017

Dicas de Alimentação

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase “você é o que você come”.

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