whatsapp

Tag: alimentação saudável, alimentos saudáveis, granola Data: 7 de outubro de 2021

Hábitos alimentares infantis: dicas para uma alimentação saudável.

Hábitos alimentares infantis: dicas para uma alimentação saudável.

Já chegou a questionar como os hábitos alimentares influenciam na nossa saúde desde pequenos? 

Segundo o IBGE, 44 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso. Outro dado importante é que cerca de um terço da população entre cinco e nove anos sofre do mesmo problema. 

Existem diversos fatores que influenciam diretamente neste cenário, principalmente os hábitos alimentares e o estilo de vida.  A criação desse processo vai além de restrições alimentares ou não comer algo que goste e é exatamente sobre isso que falaremos a seguir! 

Vamos nessa? Aproveite a leitura. 

O que é Hábito Alimentar?

A definição de hábitos alimentares conforme o dicionário é como o indivíduo ou grupo se alimenta, considerando quais tipos de alimentos, em que quantidades e quando são consumidos. 

É necessário entender que ter o hábito de alimentação saudável desde a infância pode trazer diversos benefícios na vida adulta, isso porque é durante esse período que o comportamento alimentar, texturas e sabores são formados.

Sabemos que nos 2 primeiros anos de vida as preferências alimentares são formadas e o aprendizado acontece, quem já teve dificuldades em fazer uma criança comer (e gostar de comer) seus vegetais, certamente sabe que estamos falando. 

Os hábitos alimentares infantis afetam diretamente o comportamento alimentar, que está ligado ao bem-estar, à formação de obesidade e à saúde geral. 

A importância de hábitos alimentares saudáveis  na infância 

No mundo agitado onde as rotinas sofrem mudanças constantes, existe certa dificuldade em conseguir preparar refeições saudáveis, porém algumas atitudes podem ser evitadas visando a qualidade de vida dos pequenos. 

Evitar fast food, refeições com alto teor de gordura, refrigerantes açucarados e açúcar na dieta das crianças são algumas ideias que podem ser executadas de forma simples.

Procure oferecer frutas e vegetais que são fáceis de preparar, até mesmo algumas opções de doces sem açúcar para quando a vontade bater. Ofereça sempre, crianças tendem a apreciar alimentos que são oferecidos regularmente. 

Outra dica importante é que as crianças aprendem por meio da observação e não difere com os hábitos alimentares, ou seja, a possibilidade dela comer alimentos saudáveis aumenta quando ela vê os pais comerem também. 

Quando a criança passa a se alimentar de uma forma saudável, problemas vasculares, diabetes e obesidade são passíveis de redução. 

3 dicas para criar hábitos alimentares saudáveis na infância 

  1. Não pressione as crianças 

É extremamente normal que as crianças tenham um sentimento de negatividade quando são forçadas ou pressionadas a comer alimentos novos. 

Nossa dica é para você tentar introduzir novamente esse alimento no futuro, isso vai ajudar a garantir que elas não se sintam mal caso não gostem de algum alimento. 

  1. Estimule brincadeiras 

Quem nunca aprendeu brincando? Além de adquirir diversos aprendizados que estimulam seu crescimento, através das brincadeiras a criança trabalha sua coordenação motora, desenvolvimento cognitivo e aprende a respeitar as regras. 

  1. Coma junto em família 

Esse hábito pode começar desde pequeno e  além de diminuir o risco de ficarem acima do peso, vai permitir que você crie memórias afetivas importantes. 

Crianças que almoçam ou jantam em família tendem a consumir alimentos mais saudáveis como grãos, vegetais e legumes. 

Considere que esse processo de aprendizado exige paciência, carinho, compreensão e principalmente dedicação. E saiba que todo esse esforço além de saudável, valerá muito a pena! 

Dica Bônus

Você sabia que a granola é um alimento rico em fibras e nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo? 

Baixe nosso Guia Prático e confira 5 receitas deliciosas! 

Agora sim, contra pra gente: gostou do artigo? Esperamos que sim!

Compartilhe com quem você ama e acompanhe nosso blog, em breve estaremos de volta. 

Sabor e Saúde na Alimentação

Até a próxima

X