whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação infantil, alimentação saudável, kobber, Produtos Kobber Data: 3 de julho de 2023

Quando introduzir chocolate na alimentação infantil?

Quando introduzir chocolate na alimentação infantil

Quem não gosta de um chocolate para adoçar o dia, não é mesmo? E esse doce é tão importante que tem um dia só dele: 07 de julho. Mas, quando falamos de alimentação infantil, sempre dá aquele receio de saber quando devemos introduzir o chocolate na vida dos nossos pequenos.

E isso é normal, já que até os adultos têm que tomar cuidado no consumo do açúcar. Então, para as crianças, essa atenção precisa ser redobrada e envolver a escolha do tipo de chocolate escolhido, da quantidade certa e outros pontos fundamentais.

Neste artigo, vou te explicar quando é o momento certo de introduzir o doce às crianças, com base em estudos, pesquisas e citações de especialistas no assunto. Continue lendo para saber mais.

Leia também: Chocolate na dieta: qual podemos comer sem culpa?

O que os especialistas dizem?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo de doces só é permitido depois que a criança completar dois anos de idade, respeitando o limite de 25 gramas de açúcar por dia (corresponde a duas colheres de sopa).

O pediatra José Coletti Junior, do hospital Santa Catarina (SP), diz: “Depois dos dois anos, as crianças têm órgãos um pouco mais maduros e conseguem metabolizar melhor o açúcar. Porém, independentemente da idade, o ideal é consumir a versão natural, ou seja, da própria fruta, do leite ou dos legumes.”

Assim, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), antes dos dois anos, os açúcares em geral, e principalmente o chocolate, não acrescentam qualquer valor nutricional e, quanto mais tarde ele for introduzido na dieta dos pequenos, mais fácil será restringir o consumo.

Por fim, o nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), afirma que, quando consumido em excesso, o chocolate pode trazer alguns malefícios, como prejudicar o sono e, por vezes, causar mal-estar, além de, claro, engordar.

Quando introduzir o chocolate na alimentação infantil?

Depois dessa idade recomendada, para introduzir o chocolate na alimentação infantil, o melhor é oferecê-lo como um complemento à refeição principal e nunca como uma substituição dela. Ou seja, podemos dar um pedaço de chocolate para nossos filhos após o almoço junto com uma fruta, por exemplo.

Também não é bom oferecer o doce como um lanche ou de forma isolada, porque, como ele contém açúcar refinado, faz a glicose subir mais rapidamente no sangue, causando picos de insulina e um “ataque de fome” na criança.

O essencial é, enfim, que o consumo de chocolate seja visto como algo especial, que possui o seu momento certo para acontecer.

Leia também: Chocolate e seus benefícios: 6 coisas que você não sabia

Qual tipo de chocolate é mais adequado para a alimentação infantil?

Ao dar chocolate para a criança, procure escolher um de melhor qualidade, com pouco açúcar e mais cacau (70%, no mínimo). É preciso, sobretudo, tomar cuidado com os chocolates oferecidos ao público infantil – o famoso ao leite – pois eles geralmente têm maior quantidade de gordura e menos cacau.

A Kobber tem chocolates da melhor qualidade que são ótimas opções para a alimentação infantil. Veja alguns:

– Barra de cereal – bolo de chocolate;

– Barra de cereal – torta de chocolate zero;

– Barra de cereal – banana;

– Fitty zero – paçoca com chocolate;

– Fitty zero – Mousse de limão com chocolate.

A partir do trabalho fundamental dos especialistas em nutrição infantil, pudemos saber como introduzir o chocolate na alimentação dos nossos pequenos sem prejudicá-los, bem como qual é o produto adequado para o paladar inicial deles.

Se você seguir essas dicas, tenho certeza de que as crianças com as quais você convive crescerão saudáveis e com uma alimentação balanceada.

Deixe nos comentários sua opinião sobre este artigo e não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e acompanhar o blog da Kobber para mais textos como esse!

X