whatsapp

Data: 16 de Maio de 2024

Maio Laranja: compromisso com o combate à violência infantil

O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e em 2023, seu significado foi estendido para todo o mês de maio, criando a campanha Maio Laranja contra o abuso infantil.

Este mês, portanto, é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência que atingem as crianças e mobilizar esforços para prevenir e combater esse problema. 

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Governo Federal, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou mais de 26 mil casos de violência contra crianças e adolescentes em fevereiro de 2024. Esse número, porém, pode ser ainda maior, porque muitos casos nem chegam a ser denunciados, por medo ou desconhecimento dos canais de denúncia.

Dados preocupantes apontam que 3 crianças são abusadas a cada hora no Brasil, sendo mais da metade crianças entre 1 e 5 anos. O abuso sexual, foco da campanha Maio Laranja, é apenas um dos tipos de abuso infantil que ameaçam as vidas de crianças todos os dias no Brasil, mas os abusos também podem ser psicológicos, além de negligência (falta de cuidados).

Como reconhecer o abuso infantil?

É importante destacar que os diferentes tipos de abuso infantil possuem efeitos permanentes na criança, podendo resultar em distúrbios permanentes e dificuldades de integração social. Por isso, quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de que a criança possa crescer de forma saudável.

O abuso infantil pode se fazer evidente de forma direta, na forma de marcas, machucados e hematomas. 

Proibir a criança de usar trajes de banho em público, por exemplo, pode ser sinal de que os pais ou cuidadores estão escondendo abuso. Além disso, o comportamento da criança também pode ser um indicativo.

Crianças que se tornam quietas demais perto de seus pais e cuidadores, são agressivas ou possuem dificuldades de se expressar apresentam sinais de que estão sendo abusadas. 

Por outro lado, a desnutrição e a falta de higiene também podem ser sinais de abuso, neste caso, a negligência.

O que pode causar o abuso infantil?

Muitas situações podem levar ao abuso infantil, com grande parte dos casos surgindo de um histórico de abuso e violência. Pais e cuidadores que sofreram abuso durante sua infância são mais propensos a repetirem os atos contra seus próprios filhos. 

A violência doméstica e o abuso infantil também estão interligados. Não é raro que a criança também seja uma vítima de abuso em famílias com histórico de violência doméstica, como a violência contra a mulher.

Além disso, na era da internet, os riscos de que as crianças sejam expostas a conteúdos inapropriados são ainda mais expressivos, bem como suas fotos e vídeos sejam usadas em casos de exploração sexual. 

O que fazer para combater o abuso infantil?

Não apenas o Maio Laranja, mas durante o ano todo, é importante prestar atenção para identificar casos de abuso infantil ao nosso redor. Como um exemplo, destacamos que mais de 93% dos casos de abuso sexual denunciados são cometidos por uma pessoa conhecida da criança, como pais, parentes, vizinhos etc.

Para denunciar casos de abuso infantil, basta discar o número 100, de qualquer lugar do Brasil, para acessar o Disque Direitos Humanos. 

Além disso, a educação é importante para que a criança seja capaz de comunicar que sofreu abuso. Muitas vezes, falta conhecimento à criança para saber que aquilo que ela está sofrendo é um abuso, é errado e não pode ser aceito. 

Na Kobber, acreditamos que todas as crianças merecem crescer em um ambiente seguro e acolhedor, onde possam desenvolver todo o seu potencial. É por isso que convidamos todos a fazer a diferença ao denunciar casos de violência infantil, apoiar organizações que trabalham nessa área e promover uma cultura de respeito e proteção. 

Junte-se a nós neste Maio Laranja e ajude a tornar o mundo um lugar mais seguro e acolhedor para todas as crianças!

X