whatsapp

Data: 31 de janeiro de 2019

Os Benefícios da Dieta Funcional

dieta

Muitas dietas já foram desenvolvidas por especialistas para entender o que melhor funciona para melhorar à saúde e o bem-estar da população. Com isso, surgiu o conceito de dieta funcional, que está sendo adotada por nutricionistas em todo mundo. Mas, afinal, o que essa dieta tem de diferente das demais?

Como já sabemos, a alimentação possui o papel mais importante do que as atividades físicas, quando falamos em emagrecer ou modificar as medidas do corpo. Ela é responsável por 60% dos resultados. E a dieta funcional é rica em alimentos com propriedades importantes para o nosso organismo.
Antes de tudo, é preciso entender o que são alimentos funcionais. Esses alimentos fazem parte da categoria de bioativos, antioxidante, probióticos, fibras dietéticas, minerais e vitaminas. Que são alimentos fundamentais para nutrição e o bom funcionamento do organismo.

Além disso, esse tipo de alimentação previne doenças e contribui para a boa forma física. Um bom exemplo de alimento funcional é a aveia, pois contem fibras e ajuda a controlas os níveis de colesterol do sangue. Ou seja, ela auxilia no bem-estar do organismo e a na prevenção de doenças, por isso ela é considerada um ótimo alimento para dieta funcional.

Outros alimentos funcionais são:
• Mamão;
• Abacate;
• Chá de Hibisco;
• Brócolis.

Mas para que serve a Dieta Funcional e como funciona?

Adicionando alimentos funcionais na dieta, todo o organismo é beneficiado. Como o ajuste da forma física, o bom funcionamento da flora intestinal, diminuição de inchaço, saúde da pele e dos cabelos. A dieta funcional vai muito além de emagrecer ou ganhar massa magra, ela é responsável pela saúde total do organismo.

Outra coisa importante, nesse tipo de dieta os alimentos processados e industrializados são totalmente descartados. O objetivo principal é usufruir do máximo de nutrientes que os alimentos naturais podem oferecer.
Os alimentos termogênicos também ganham destaque, pois contribuem muito para a queima calórica. Não existe uma receita pronto para ser seguida na dieta funcional, isso porque cada organismo reage de uma maneira.

A sua dieta deve ser feita por um nutricionista, que irá avaliar as suas condições físicas e montar uma dieta sob suas necessidades. O princípio básico do funcionamento da dieta funcional é a combinação de alimentos que trarão o máximo de benefícios para o organismo. Ela também deve ser combinada com exercícios funcionais, que juntos, proporcionam um enorme equilibro do corpo.

Uma refeição ideal é aquela que você combina diversos alimentos com propriedades distintas, com o máximo de nutrição possível. Escolha as melhores fontes de fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos, e em pouco tempo, você irá perceber uma boa melhora em seu organismo.

Benefícios da dieta Funcional

Os principais benefícios da dieta funcional, são:
• Eliminar alimentos industrializados;
• Eliminar alimentos gordurosos;
• Baixo consumo de glúten;
• Baixo consumo de açucares;
• Redução do estresse;
• Redução da ansiedade;
• Redução do envelhecimento precoce;
• Redução dos impactos da TPM.

Sem dúvidas, a dieta funcional é a dieta mais completa e que oferece os melhores benéficos para o organismo. Ela é diferente das dietas que, com muitas restrições, acabam não funcionando por muito tempo. Nessa dieta, além de conseguir alcançar os seus objetivos estéticos, você também contribui para sua saúde e bem-estar.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

X