Tag: alimentação, amigos, bem estar, comer, companhia, grupo, saúde Data: 29 de novembro de 2019

A importância de se alimentar junto com outras pessoas

Reunir amigos, familiares e até mesmo um jantarzinho à dois, é uma das coisas mais apreciadas pelas pessoas. Partilhar uma refeição na companhia de outras pessoas, além de ser super prazeroso, esse tipo de refeição possui outros benefícios para a saúde também.

Com a correria do cotidiano e vidas cada vez mais distintas, as pessoas hoje em dia possuem o hábito de comerem sozinhas e o ritual de fazer a refeição, montar a mesa e reunir todos ao mesmo tempo para realizar a refeição, tem se tornado algo cada vez mais difícil. Normalmente essas refeições agora são feitas normalmente apenas em datas comemorativas. Mas é preciso levar em consideração de que estudos comprovam que partilhar uma refeição com outras pessoas, contribui muito para nossa saúde e bem-estar.

Comendo em grupo, comemos mais ou não? 

 De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição Coreana (2013-2015) concluiu-se que pessoas que jantam sozinhas são mais propensas ao sobrepeso e obesidade do que as que comem em família. Já por outro lado, um outro estudo mostra que comer na companhia de outras pessoas, contribui para comermos mais, já que o tempo sentado na mesa é maior e o acesso aos alimentos é mais fácil, causando a chamada “fome social” ou “fome emocional” que é quando comemos por influencia de alguma emoção, ansiedade, tristeza ou alegria, mesmo sem estarmos com fome.

As pesquisas mostram também que esse fato de comer mais acontece somente quando estamos reunidos com familiares, pois nos sentimos mais a vontades para exagerar e comer um pouco a mais. Já quando estamos reunidos com desconhecidos, a tendência é comermos menos, pois ficamos mais tímidos. Por isso, é difícil concluir se as refeições em grupo influenciam diretamente ou não aos casos de obesidade, porém um fato comprovado é: quando comemos com outras pessoas, sentimos mais prazer e alegria na refeição, causando uma sensação de felicidade e bem-estar para o nosso corpo.

O importante é sentir prazer nas refeições

Quando comemos de forma prazerosa nos sentimos satisfeitos e conseguimos usufruir de outros benefícios que uma refeição pode proporcionar. Além de saciar a fome, podemos conversar, interagir mais com as pessoas e partilhar momentos felizes. Dessa forma, é recomendado que você se alimente de forma regulada, sem pular refeições ou ficar muitas horas sem comer, de maneira saudável, em ambientes apropriados, de preferência em uma mesa, na companhia de pessoas agradáveis, sem usar o celular, prestando atenção e saboreando o alimento, pois dessa forma as refeições serão mais saudáveis e prazerosas.

Com isso podemos listar os principais benefícios de realizar suas refeições com outras pessoas: incentivar uma alimentação mais saudável, promover a interação com outras pessoas, socializar, se divertir, sentir mais prazer nas refeições, promover troca de ideias e obter um consumo mais consciente dos alimentos que você ingere.

Separamos algumas dicas para você ter mais prazer nas suas refeições saudáveis, que unificadas com refeições em grupo, irão melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e bem-estar.

Gostou das dicas? Você já sabia disso? Comenta pra gente qual refeição você mais gosta de fazer em grupo, com seus amigos ou familiares! 😉

X