whatsapp

Tag: alimentos para a memória Data: 2 de fevereiro de 2021

Alimentos para memória: confira a lista!

FEV_Post-16_Header

Você sabia que existem alimentos bons para a memória? Os estudos apontam cada vez mais a relação entre o estilo de vida e a melhora da saúde, em especial, a saúde cerebral e prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Assim, para garantir uma vida mais saudável, é importante associar a alimentação equilibrada à prática de exercícios físicos.

Embora outros fatores devam ser considerados, consumir alimentos específicos pode ajudar na saúde cerebral. Em 2006, uma pesquisa realizada pela Universidade Columbia, analisou mais de 2 mil pessoas por quatro anos e sugeriu que uma dieta mediterrânea pode reduzir os riscos de Alzheimer em até 40%. Essa dieta é rica em peixes, azeite, amêndoas, nozes, tomate e grãos integrais.

O destaque vai para o ômega 3 presente na maioria dos alimentos, que atua diretamente no cérebro, melhorando a memória, aprendizado e concentração. Para entender melhor sobre essa relação e conferir a lista de alguns alimentos, leia o conteúdo até o final.

Quais os nutrientes bons para a memória?

Existem alguns nutrientes que contribuem para a memória. Assim, os alimentos bons para a memória são aqueles ricos nessas categorias de nutrientes. Veja! 

  •  Ômega 3: Auxilia na comunicação entre os neurotransmissores, fazendo com que a memória e a concentração sejam fortalecidas.
  • Vitaminas do complexo B: Contribuem com o desenvolvimento dos neurônios, além de melhorar a memória ao facilitar a comunicação entre os neurotransmissores.
  •  Ferro: Possibilita a oxigenação do sangue no cérebro, fortalecendo a parte física do indivíduo, aumentando a disposição e, consequentemente, um melhor funcionamento da sua capacidade cognitiva.
  • Nitratos:  Os alimentos que contém esses nutrientes são capazes de irrigar o sangue no cérebro, melhorando a memória e  contribuindo com a concentração.
  • Carboidratos: Auxiliam na liberação de glicose para o organismo, possibilitando que o indivíduo consiga ter mais energia e consiga memorizar mais rapidamente, ajudando no aprendizado.
  • Cafeína: Contribui para um melhor funcionamento da memória, pois leva energia ao organismo, combatendo a fadiga e alivia o estresse. Porém, consumida em excesso, ela pode ser prejudicial.

6 alimentos bons para a memória 

Confira a lista com os principais alimentos que contribuem para o funcionamento cerebral e a memória. 

1. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas  são deliciosas e ricas em compostos de ação antioxidante e anti-inflamatória. Assim, protegem o cérebro contra danos do envelhecimento. Mas, para isso, devem ser consumidos regularmente. Fazem parte da lista o morango, amora, uva, framboesa, blueberries, cranberries e goji berries

Em  um estudo realizado em homens e mulheres idosos, que já apresentavam problemas iniciais de memória, eles receberam doses diárias de suco de uva tinto ou suco de mirtilo ao longo de 12 semanas. O resultado foram ganhos nos testes de memória verbal e espacial, na comparação com quem ingeriu bebidas sem os frutos de verdade.

2. Peixes

O consumo do peixe ajuda na ingestão de proteína e na proteção do cérebro contra o envelhecimento natural. Estudos mostram que a ingestão desse tipo de alimento contribui para preservar os neurônios que processam e guardam informações em nosso cérebro, além de melhorar a atenção. O  salmão e o atum, por exemplo, são ricos na gordura insaturada ômega 3, pode ser uma ótima alternativa para blindar a memória e garantir um envelhecimento saudável. 

3. Azeite de oliva 

A ligação do azeite com a memória se deve à presença de um ingrediente responsável pela ativação do processo de autofagia, que remove toxinas e outras substâncias degenerativas, chamado oleocantal. Muitos estudos científicos têm identificado nesse elemento um potente  efeito anti-inflamatório natural encontrado no azeite de oliva extra virgem.  

4. Amendoim

O amendoim é rico em gorduras boas, vitaminas e minerais importantes para o cérebro. Além disso, sua casquinha contém resveratrol, a mesma substância protetora encontrada no vinho e no suco de uva. Um trabalho de revisão recente aponta que o resveratrol é fundamental para o funcionamento do cérebro e ajuda na proteção contra Alzheimer e Parkinson.

5. Folhas escuras 

A couve e outras verduras de folhas escuras também são bons alimentos para a memória.  Isso porque eles ajudam a manter a quantidade adequada de vitamina K. Um estudo conseguiu identificar a relação entre a deficiência do nutriente e a redução da capacidade cognitiva em pessoas acima dos 65 anos. Portanto, adicione na sua dieta a couve, espinafre e o almeirão. 

6. Açafrão ou cúrcuma

O açafrão ou cúrcuma possui um componente chamado curcumina, um polifenol com comprovados efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Com menos radicais livres e inflamação na área, o cérebro fica menos sujeito a processos degenerativos mais comuns com a idade.

Portanto, ao ler esse conteúdo você percebeu como os alimentos ajudam na memória e como inseri-los na sua dieta. Vale lembrar que para que os alimentos tragam benefícios é importante ingerir os nutrientes diariamente, além de ter bons hábitos associados. 

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros textos sobre saúde e bem-estar, acesse nosso blog! 

X