whatsapp

Tag: alimentação, alimentação equilibrada, alimentos saudáveis Data: 25 de março de 2021

Alimentos bons para pele e cabelo: confira a lista!

Alimentos bons para pele e cabelo: confira a lista!

Que tal conhecer alguns segredos para deixar seu cabelo e sua pele ainda mais nutridos? Veja 7 alimentos que podem te ajudar com isso!

Alimentação saudável e equilibrada é essencial para o funcionamento do seu organismo, além disso, alguns alimentos também são bons para sua pele e cabelo – deixando com mais brilho e vida!

A hidratação do cabelo e da pele é essencial! Segundo os dermatologistas, para deixá-los constantemente hidratados é preciso usar produtos que contem com substâncias como ceramidas e ácido hialurônico na composição. Eles evitam o ressecamento. Outra dica importante é evitar o excesso de químicas no cabelo e uso de sabonetes inapropriados.

Por que uma alimentação balanceada é importante para nosso corpo?

Uma dieta rica em nutrientes ajuda a prevenir e combater doenças, além de manter o peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico. A ingestão de uma dieta balanceada ajuda o sistema imunológico; melhora o humor e a memória; reduz o cansaço e o estresse; aumenta a qualidade do sono; previne o envelhecimento precoce da pele; melhora o sistema digestivo; e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Top 7 alimentos saudáveis. Confira a nossa lista!

 

1 – Chia

A primeira da nossa lista de alimentos bons para a pele e o cabelo é a chia, porque ela possui um alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes, contém ômega 3, fibras, vitaminas e minerais como: magnésio, potássio e proteínas completas.

Além disso, o seu óleo é excelente em cosméticos para pele e cabelos. A vitamina A atua como antioxidante contra radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e, junto com a vitamina B3 também presente, ajuda a reduzir a vermelhidão e manchas na pele – isso graças a seus efeitos anti-inflamatórios.

2 – Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são antioxidantes naturais (previnem o envelhecimento precoce), e são ricas em vitamina B, que atua no bom funcionamento das células.

Elas disponibilizam energia, brilho aos cabelos, renovam a pele e fortalecem as unhas. Também são ricas em ferro, fósforo, cálcio, outros minerais e nutrientes que juntos combatem a anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, e ainda tem efeito cicatrizante.

3 – Aveia

A aveia é uma aliada para regular o intestino, o que ajuda muito na aparência da pele. Além disso, o silício fornecido pelo cereal atua diretamente na produção de colágeno, que é uma proteína essencial para manter a firmeza e a elasticidade da pele. Com o passar dos anos, os níveis começam a diminuir, resultando no aparecimento de linhas de expressão, rugas e aumento da flacidez.

4 – Gelatina

A gelatina apresenta abundância em colágeno, que tem função estrutural responsável por manter a elasticidade e tensão entre as células. É importante para a saúde da pele, cabelo, ossos e unhas.

Graças a essa proteína, a gelatina ajuda na estimulação da síntese de colágeno humano, mantendo a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo a flacidez. Além de melhorar o aspecto visual da pele, unhas e cabelos, deixando-os mais resistentes e brilhosos.

5 – Ovos

Os ovos são bons para o seu cabelo devido seu alto teor de minerais, como o enxofre e as vitaminas A, B, D, E.

São fundamentais para promover o crescimento do cabelo. Além disso, a proteína de alta qualidade encontrada nos ovos traz fortalecimento e promove brilho às madeixas. Com uma dieta nutritiva, o seu cabelo ficará brilhante e saudável.

6 – Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma das queridinhas dos brasileiros quando o assunto é benefícios cosméticos. Os benefícios para a pele e o cabelo, são muitos. O óleo de castanha-do-pará é um excelente hidratante natural para a pele e pode ser usado em todo o corpo. Seu rico conteúdo mineral e vitamínico o torna ideal para curar a pele seca ou danificada.

Quando usado como ingrediente em produtos para cuidados com a pele, hidrata e possui propriedades rejuvenescedoras, além de ser um aliado no tratamento antirrugas e eficaz na renovação da pele, reduzindo a aparência de linhas finas e envelhecimento.

7 – Quinoa

Para encerrar nossa lista de alimentos bons para pele e cabelo trouxemos um coringa! A quinoa é uma aliada completa, tanto para a pele quanto para o cabelo. Ela possui lisina, um aminoácido que ajuda na sintetização da elastina e do colágeno, ajudando, desse modo, na cicatrização e reparação da pele.

Ao consumir regularmente a quinoa, ela ajuda a nutrir o couro cabeludo, contribuindo para o crescimento dos cabelos. Outro aminoácido presente na quinoa é a tirosina, que é responsável pela melanina, proteína responsável pela pigmentação do cabelo e da pele, deixando com uma cor saudável e muito brilho!

Encontrou motivos para inserir esses alimentos na sua dieta? Não se esqueça de associar a uma alimentação saudável o hábito de praticar exercícios e beber muita água!

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros textos sobre saúde e bem-estar, acesse nosso blog!

X