whatsapp

Tag: alimentação saudável, alimentos saudáveis, barra de nuts, chia, linhaça kobber Data: 8 de junho de 2021

O que são as gorduras do bem e como elas ajudam na alimentação saudável

O que são as gorduras do bem e como elas ajudam na alimentação saudável

Conheça 3 produtos com altos índices de gorduras insaturadas e seus benefícios

Não se espante, mas as gorduras não são totalmente vilãs e você não precisa abdicar dela na sua vida para ter uma dieta saudável. Pelo contrário, gorduras são nutrientes importantes para o nosso organismo. Elas participam ativamente da produção de hormônios sexuais, além de serem fontes de energia para o corpo e auxiliam na regulação da temperatura corporal. Elas também são fundamentais para a saúde cerebral e proteção dos neurônios.

Para manter uma dieta saudável e equilibrada você deve consumir mais gorduras insaturadas. Seus benefícios se relacionam à manutenção do “bom colesterol”, o HDL, e à redução do “colesterol ruim”, o LDL. Já as gorduras saturadas devem ser apreciadas com moderação e as gorduras trans evitadas ao máximo.

Quais são os tipos de gorduras?

Gorduras saturadas

São fontes naturais, de origem animal e duras na temperatura ambiente. Podem ser consumidas com moderação, pois, quando em excesso, são prejudiciais à saúde. Dentre os alimentos ricos em gorduras saturadas estão: carne vermelha, leite, manteiga, queijos, óleo de coco, banha de porco, frango com pele e bacon. A quantidade máxima indicada para consumo desses alimentos é de 10% das calorias diárias.

Gorduras insaturadas (mono e polinsaturadas)

Vindas de origem vegetal, as gorduras insaturadas podem ser chamadas de alimentos “do bem”. Elas auxiliam os ossos a absorver cálcio e a regular o sistema imunológico. Você pode acrescentá-las ao longo do dia, como o azeite nas saladas, a chia no iogurte e as oleaginosas nos intervalos das refeições.

Gorduras trans

São desenvolvidas em laboratório, onde passam por um processo de hidrogenação. Elas são utilizadas para dar sabor e consistência aos alimentos. São gorduras prejudiciais à saúde. A recomendação é que se evite ao máximo o consumo desta gordura. Você pode encontrar em alimentos como salgadinhos de pacote, batata frita congelada, bolachas recheadas, sorvetes e margarina.

3 produtos com altos índices de gorduras insaturadas

Chia

As sementes de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente, um excelente complemento nutricional, natural e econômico. Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, categorias de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

A semente de chia Kobber é ideal para quem quer controlar e prevenir o diabetes, emagrecer, fortalecer a imunidade e enriquecer os ossos com cálcio.

Linhaças

A linhaça é uma semente rica em ômega 3, um ácido graxo que atua no organismo reduzindo inflamações, melhorando os níveis do colesterol, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo o LDL (colesterol ruim), e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais.

A linhaça kobber é uma excelente opção para deixar ainda mais nutritiva sua salada, vitaminas, bolos e pães.

Barras de Nuts Classic

Os nuts, também conhecido por oleaginosas, são essenciais para regular o organismo, melhorar a circulação cardiovascular e funcionam como fonte de gordura boa. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), basta consumir, literalmente, um punhado dessas oleaginosas por dia para já sentir os benefícios no organismo: “O recomendado seria 140g de oleaginosas por semana. Uma ingestão diária de 30g já é suficiente.

Para facilitar a ingestão desses alimentos, a Kobber desenvolveu barras saborosas de alta qualidade. Tenha sempre uma em sua bolsa e não descuide da sua alimentação!

Investir em uma alimentação saudável vai além de um autocuidado, é importante para a manutenção da saúde. Adicione alimentos ricos em fibras na sua dieta e não esqueça de ingerir bastante água. Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros posts como esse, acesse nosso blog!

X