O Dia da Pizza é comemorado no dia 10/07 aqui no Brasil, e nada melhor do que saborear uma das comidas mais populares do mundo com receitas saudáveis. Existe uma ampla seleção de sabores, desde os clássicos, como mussarela e calabresa, essa culinária é bastante popular entre os brasileiros.
O que muitos podem não pensar são opções de pizzas com massa integral e arranjos de baixa caloria e muito saudáveis. É difícil encontrar quem resista a esse prato, e a prova disso é o Brasil ser o segundo maior país em consumo de pizza, atrás apenas dos Estados Unidos.
Então, que tal comemorar este dia da melhor maneira: sem culpa! Continue a leitura e confira 3 super receitas saudáveis.
Existem receitas saudáveis de pizza?
Em geral, a versão tradicional da pizza costuma ser feita com ingredientes altamente calóricos e carboidratos refinados, além de um suplemento rico em gordura. Mas se a receita for modificada com alimentos saudáveis e nutritivos, é possível fazer essa refeição com mais frequência, dentro de um plano alimentar equilibrado. Veja algumas receitas abaixo!
1- Pizza Napolitana Low Carb
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de chia;
- 1 xícara de farinha de linhaça;
- 3 colheres de azeite extra virgem;
- 1 colher de chá de fermento químico;
- 2 ovos (podem ser substituídos por ovos veganos);
- 1 xícara (chá) de água;
- sal a gosto.
Sugestão de recheio
- molho de tomate orgânico;
- queijo vegano ou queijo mussarela;
- tomate-cereja;
- folhas de manjericão fresco;
Modo de preparo: Bata os ovos, acrescente o óleo e vá adicionando a farinha aos poucos. Coloque a água e misture bem até obter uma massa. Adicione o fermento e mexa. Tempere com sal e coloque em um prato untado.
Deixe descansar por 20 minutos e após isso, asse por 20 minutos. Cubra com queijo e tomate e termine de assar por mais 15 minutos. Polvilhe com manjericão e sirva.
Benefícios: a farinha de chia e a linhaça adicionam à receita uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, ômega-3 vegetal e fibra prebiótica. Dessa forma, é possível reduzir o teor de carboidratos, como é comum na pizza tradicional. A sugestão de recheio é simples e ajuda a dar um sabor consistente ao preparo, graças ao manjericão fresco.
2- Pizza integral de cogumelos
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo integral;
- 1/4 xícara (chá) de semente de linhaça dourada Kobber;
- 1/4 xícara (chá) de semente de chia Kobber;
- 3 colheres de azeite extra virgem;
- 1 colher de chá de fermento químico;
- 2 ovos;
- 1 xícara (chá) de água;
- sal a gosto.
Sugestão de recheio
- queijo mussarela;
- cogumelo Shitake (pode ser substituído por Shimeji ou Portobello);
- folhas de rúcula.
Modo de preparo: Bata os ovos, acrescente o óleo e aos poucos adicione a farinha integral e a semente de linhaça e chia. Coloque a água e misture bem. Adicione o fermento e mexa. Tempere com sal e coloque em um prato untado.
Deixe descansar por 20 minutos. Leve ao forno por cerca de 30 minutos para assar bem a massa. Cubra com o recheio e asse por mais 15 minutos. Decore com folhas de rúcula e sirva.
Benefícios: A receita de pizza com farinha de trigo integral tem o mesmo sabor da pizza tradicional, porém possui maior teor de fibras solúveis, auxiliando na absorção controlada dos carboidratos. Os cogumelos fornecem um alto nível de vitaminas e minerais, tornando a preparação ainda mais saudável.
3- Pizza de escarola sem glúten
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos sem glúten;
- 1 colher de chá de sal;
- 2 colheres de azeite;
- 9 colheres de água.
Sugestão de recheio
- molho de tomate;
- mussarela de búfala;
- folhas de escarola;
- palmito;
- azeitonas picadas.
Modo de preparo: Misture a aveia com os ingredientes e vá adicionando a água aos poucos. Sove com a mão e deixe descansar por 10 minutos em uma tigela untada com azeite. Abra a massa em formato de pizza e leve ao forno por 25 minutos. Adicione o recheio e asse por mais 15 minutos.
Benefícios: A aveia é uma fonte de fibras beta-glucanas que possuem importantes propriedades de conversão intestinal. Dessa forma, esta receita saudável agrega alto teor nutritivo ao cardápio, além de ser uma versão para pessoas que não comem glúten. O recheio proposto desta massa ainda fornece fibra extra e um equilíbrio de vitaminas e minerais.
Essas receitas são opções deliciosas que levam os ingredientes essenciais para manter um equilíbrio na sua saúde. Você também pode contar com a ajuda de comidas deliciosas e saudáveis e lanches rápidos com a Kobber. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos e entre em contato com a gente!