Para conquistar equilíbrio, palavra fundamental em nossa vida, basta adotar um estilo de vida que traga qualidade ao seu dia a dia, pois a longevidade desejada por muitos só é possível se for entendido que a alimentação pode manter a saúde do coração, do corpo e da mente.
O Dia Mundial do Coração está chegando e é importante olhar para o número de pessoas que morrem de doenças cardíacas. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 17,5 milhões de pessoas morrem por esse tipo de problema todos os anos. Até meados de 2018, 260 mil mortes haviam sido registradas somente no Brasil.
Médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde recomendam cuidar da dieta não surpreendentemente. Comer alimentos bons para o coração ajuda o órgão a fazer seu trabalho e beneficia todo o corpo.
Para ajudar você a se manter saudável, nós da Kobber selecionamos 10 alimentos saudáveis para o coração que devem ser incluídos no seu cardápio. Vale ressaltar que essas dicas são importantes tanto para quem quer prevenir de doenças quanto para quem já sofre com problemas cardíacos. Leia e confira!
Os 10 alimentos que fazem bem ao coração
Para prevenir e corrigir esses problemas, é necessário, no mínimo, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável e fazer um check-up anual de saúde.
Abaixo você confere alguns alimentos saudáveis para o coração que você pode incorporar à sua dieta e que você pode encontrar facilmente no site da Kobber.
Aveia
A primeira coisa da lista é aveia! Em flocos, farelo ou farinha. Rica em beta-glucano, este alimento reduz os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas. O ideal é consumir 3 colheres (sopa) por dia e é possível utilizá-las no preparo de pães, salada de frutas, iogurte, entre outros pratos.
Outro motivo para incluir a aveia na dieta é que a aveia é de fácil digestão, além de ser rica em fibras e uma excelente fonte de energia para quem vai malhar.
Azeite
O azeite contém uma abundância de gordura monoinsaturada (ômega 9), que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos. É melhor consumir a versão extra virgem (com acidez de até 0,05%) e crua (sem cozinhar), pois possui muitos antioxidantes e previne a formação de radicais livres.
É importante manter o óleo no armário e longe do fogão, protegido da luz e do calor.
Peixes
Alguns peixes são bons amigos do coração, como o salmão, a sardinha e o atum. Isso porque eles possuem alto teor de ômega 3, uma gordura poli-insaturada que ajuda a controlar a pressão arterial, colesterol, triglicerídeos, glicose e peso.
Além disso, o arenque, o bacalhau, o linguado e outros peixes de água fria também são indicados.
Suco de uva ou uvas inteiras
Incluir uvas ou o suco delas em sua dieta é outra excelente maneira de proteger seu coração. As uvas contêm resveratrol, flavonóides e ácidos fenólicos, substâncias com efeito antioxidante que ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).
As uvas roxas também são a matéria-prima do vinho tinto, que, se consumido com moderação, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
Frutas vermelhas
Essas frutas são ricas em água e minerais, que atuam como vasodilatadores para baixar a pressão arterial. Além disso, os alimentos vermelhos e roxos ajudam a controlar o colesterol e prevenir a aterosclerose. Todos são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem doenças inflamatórias que danificam o coração.
Bons exemplos podem ser morango, framboesa, amora e mirtilos.
Soja
A soja pode ser preparada de diversas formas e é mais uma parceira para a saúde do coração. Atua para diminuir o colesterol total e o LDL e está relacionado ao controle de peso, açúcar e pressão arterial.
Chocolate amargo
Pesquisas mostram que chocolate amargo, de 70% cacau, faz bem ao coração, SIM! Ele ajuda a regular a pressão arterial e prevenir processos inflamatórios e formação de coágulos. Além disso, é um poderoso antioxidante, pode reduzir o colesterol ruim e o risco de câncer. A ingestão diária recomendada é de 30 gramas.
Sementes de linhaça
É uma semente rica em ômega 3, vitamina E e fibras que, no organismo, são agentes que promovem o colesterol bom, portanto, reduzem o nível de colesterol ruim, como a aveia.
De acordo com a Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, o mesmo efeito é dado pelo uso do óleo de linhaça. Pode ser consumido da mesma forma que a aveia, em substituição à farinha de trigo ou de forma complementar, acompanhando saladas e sopas.
Amendoins
Nozes, amêndoas e castanhas-do-pará também são ricas em ômega 3, nutriente do organismo, que atua como anti-inflamatório natural e ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos. Além disso, contém cálcio, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas B e E, que ajudam a prevenir a formação de radicais livres.
Recomenda-se comer uma castanha do Pará, duas nozes ou quatro amêndoas diariamente.
Tomate e Alho
O tomate é rico em licopeno, substância que ajuda a limpar os vasos sanguíneos e prevenir a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo doenças crônicas e inflamatórias. O alho contém compostos sulfúricos que atuam como antioxidantes e diminuem o colesterol LDL, além de controlar a pressão arterial e ter ação antibacteriana e anti-inflamatória.
Conheça a Kobber
Seja para combater ou prevenir doenças, manter o peso corporal ou ter um bom desenvolvimento físico, se alimentar bem é sinônimo de disposição e bem-estar, e com a Kobber, ter uma alimentação balanceada é mais fácil!
Acesse nosso site, confira mais artigos e os alimentos mais saudáveis que você vai encontrar. Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!