whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação saudável, alimento saudável, alimentos saudáveis, atividade física, bem estar, kobber, produtos saudáveis, qualidade alimentar, rotina saudável, Saudabilidade, saúde, Sedentarismo, vida saudável Data: 3 de março de 2023

Sedentarismo: Quais as consequências desse estilo de vida?

Sedentarismo: Quais as consequências desse estilo de vida?

Combater o sedentarismo é essencial. Especialmente para garantir o equilíbrio da saúde física e mental. No entanto, apesar do fortalecimento dessa recomendação, ainda é muito alto o número de pessoas que não praticam atividade física regular.

Segundo a OMS, um estilo de vida sedentário gera aproximadamente US$ 54 bilhões em custos globais com saúde. O prejuízo é ainda maior quando se leva em conta a perda de produtividade, pois nesse caso seriam acrescentados mais US$ 14 bilhões.

Acima de tudo, é preciso mudar essa realidade, pois a falta de atividade física traz diversas consequências negativas. É disso que estamos falando neste artigo.

Continue lendo para entender como evitar isso!

Afinal, o que é um estilo de vida sedentário?

 

Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, ou seja, sem exercício físico. Por mais que se dedique a algumas atividades durante o dia, como deslocamento e trabalho, não dedica tempo a nenhum esporte ou treinamento em geral.

É uma característica de quem fica muito tempo sentado ou apenas em uma posição. De qualquer forma, um estilo de vida sedentário nada mais é do que um estilo de vida com pouco ou nenhum movimento.

Se você se identifica com esses aspectos, é fundamental entender a extensão do seu sedentarismo. Afinal, ela pode se manifestar em diferentes níveis e causar diversos danos ao organismo.

É bom lembrar que a obesidade e o sedentarismo estão completamente conectados porque as pessoas obesas são quase sempre sedentárias. No entanto, você não precisa estar acima do peso para ser considerado sedentário.

Ainda nessa lógica, os graus de sedentarismo são divididos da seguinte forma:

  • nível 1: você faz caminhadas ocasionais em sua vida diária, mas é isso. Nenhuma atividade realmente intensa é feita;
  • nível 2: você vai ao mercado, carrega algumas sacolas e nada mais. Dificilmente lhe ocorre reservar um tempo exclusivamente para o movimento de seu corpo;
  • nível 3: se for possível evitar o esforço físico, faça-o. Prefere fazer tudo de carro e detesta carregar peso;
  • nível 4: você mal consegue se lembrar da última vez que se exercitou e passou o dia inteiro sentado ou deitado.

Quais são as consequências do sedentarismo?

 

Se você quer emagrecer e ter uma rotina mais saudável, é fundamental deixar o sedentarismo o quanto antes. Logo abaixo, separamos os quatro principais males que podem causar isso. Confira!

  1. Diabetes

O diabetes é provavelmente um dos principais danos a longo prazo causados ​​por um estilo de vida sedentário. Se você quer se proteger dessa doença tão complicada, comece a se exercitar!

  1. Câncer

Infelizmente, quem passa muito tempo inativo tende a ter problemas com vários tipos de câncer, principalmente de mama e cólon. Portanto, tenha muito cuidado e tente se mover mais.

  1. Envelhecimento precoce

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada pela revista Saúde, quem não se exercita pelo menos 40 minutos por dia e/ou passa mais de 10 horas sentado tem, na verdade, 8 anos a mais do que sua idade cronológica.

  1. Coluna e articulações

Problemas posturais são comuns em quem passa muito tempo sentado. Com isso vem aquela dor nas costas incômoda – é horrível, não é?

Outra complicação está associada aos ossos e articulações em geral. Doenças como a osteoporose são mais comuns em pessoas sedentárias.

Os benefícios de uma vida mais ativa

 

Uma vida ativa é mais saudável, nos dá cada dia mais energia e mais vontade de viver bem. Cuidando da saúde do corpo, melhoramos a imunidade, nos fortalecemos e temos uma vida útil mais longa.

Agora você sabe porque é importante combater o sedentarismo e como levar uma vida mais ativa sem ter que fazer mudanças drásticas na sua rotina, pois a Kobber te ajuda!

Manter uma boa relação com a  comida pode ser mais prático do que pensamos, por mais que existam situações difíceis, seguir nossas dicas e tomar os cuidados necessários, vai tornar tudo mais gostoso!

Com a Kobber ter uma alimentação balanceada é mais fácil!

Baixe nosso catálogo e tenha acesso aos produtos exclusivos -> [BAIXAR CATÁLOGO]

Quer fazer o seu pedido ou tirar dúvidas? ->  [CHAMAR NO WHATS].

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

X