whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação saudável, alimento saudável, alimentos saudáveis, bem estar, gastronomia sustentável, kobber, qualidade alimentar, vida saudável Data: 6 de junho de 2023

Gastronomia sustentável: Você conhece os benefícios e sua importância?

Gastronomia sustentavel Voce conhece os beneficios e sua importancia

Já não é mais novidade que a gastronomia sustentável está nas nossas conversas e cada vez mais nas nossas mesas. Afinal, nada melhor do que se alimentar bem e ainda cuidar do planeta ao nosso redor, principalmente agora que o Dia da Gastronomia está chegando!

Esse tipo de culinária, além de ajudar de forma concreta a sociedade, também proporciona a realização de diversas campanhas de incentivo para que outras pessoas façam a diferença com ações simples e ainda recebam, através delas, vantagens econômicas e ambientais.

Porém, para a instalação completa dessas mudanças sustentáveis, é necessário pensar em tópicos como estrutura, instalações, compras, armazenamento e transporte. Mas, calma! Todos esses itens são feitos com planejamento e executados gradativamente.

Mas como dar o primeiro passo com eficiência? Eu te explico!

O que é gastronomia sustentável?

Hoje em dia, as empresas estão, com razão, muito mais preocupadas na implantação de práticas sustentáveis, já que isso se tornou um requisito de mercado a partir do momento em que os consumidores começaram a frequentar cada vez mais empresas engajadas nesse sentido.

Portanto, a adoção desses atos fideliza clientes que procuram por um tipo de serviço mais ecológico. E, claro, é um negócio essencial para a nossa situação atual: segundo o Índice de Desperdício de Alimentos de 2021, o Brasil desperdiça cerca de 60 quilos de alimento por pessoa ao longo do ano.

Nesse sentido, a gastronomia sustentável é responsável por iniciativas que vão além, mas também envolvem, elaborar um cardápio de qualidade. O ideal é buscar a conscientização das pessoas quanto ao desperdício de comida, além de realizar a coleta seletiva de lixo e reaproveitar determinados itens.

E há também onde procurar informações para dar esse primeiro passo: no site do SEBRAE, por exemplo, tem cartilhas e dicas sobre as práticas sustentáveis em seu negócio. Além disso, você pode consultar ONGs relacionadas ao assunto ou mesmo profissionais especializados nesse tema.

Quais são os seus benefícios?

Após saber um pouco sobre essa revolução na culinária, veja os benefícios dela para a sua casa ou estabelecimento:

1- Economia de energia

À medida que ocorre a conscientização das pessoas, muitas medidas práticas vão sendo adotadas em seu cotidiano, de modo que elas terão mais preocupação com desperdícios – e isso também inclui o de energia.

2- Valorização do pequeno negócio (agricultura local)

Outra prática da gastronomia sustentável é a compra de produtos regionais. Isso é ótimo pois reconhece trabalhadores locais e aquece a economia da sua cidade, além de não ser, na maioria das vezes, necessário utilizar transportes como carros, que geram gases poluentes.

3- Respeita o ciclo da natureza

Ser gentil com a natureza e suas sazonalidades possibilita o recolhimento de seus frutos sem que isso a prejudique. É a consequência de se pensar nas gerações futuras.

Como praticar a gastronomia sustentável em sua casa?

Escolha alimentos orgânicos

Esse tipo de comida, além de ser mais nutritiva e saborosa, ainda é uma fonte sustentável. Porém, como os alimentos são livres de agrotóxicos, é preciso ter uma atenção especial para o seu armazenamento.

Descarte resíduos com consciência

Procure separar os resíduos para compostagem ou encaminhe para empresas especializadas em produção de adubo.

Busque consumir alimentos que aumentem a qualidade de vida

E nisso, a Kobber pode te ajudar! Visite nosso site para conhecer toda a nossa linha de alimentos saudáveis e deliciosos.

X