whatsapp

Tag: benefícios linhaça, linhaça, linhaça kobber Data: 23 de novembro de 2020

5 benefícios da linhaça!

benefícios da linhaça

A semente da linhaça começou a ser consumida a centenas de anos atrás. O próprio imperador Carlos Magno conhecia os benefícios da linhaça e fazia com que seus súditos comessem as sementes para terem uma saúde melhor. Nos últimos anos, a linhaça ganhou status de superalimento e seus benefícios foram comprovados através de estudos. 

A linhaça é uma das fontes mais ricas no mundo de alfa-linolênico (ALA), um ômega 3 vegetal. Além disso, ela tem fibras e vitaminas que ajudam na redução do colesterol, melhora da pressão arterial e diminui o risco de câncer. Para entender melhor e conferir outros benefícios, leia o texto até o final. 

5 benefícios da linhaça 

A linhaça possibilita uma melhora na saúde intestinal, melhora a pele, reduz o colesterol, ajuda no equilíbrio hormonal e aumenta a saciedade, reduzindo o desejo de ingestão de carboidratos. Veja outros benefícios. 

1. Nutritiva 

Um dos benefícios da linhaça é que ela é altamente nutritiva. Existem dois tipos de grãos, o marrom e o dourado, e os dois são nutritivos. Com apenas 7 gramas de linhaça, você consegue adquirir boas quantidades de proteína, fibras, ômega 3 e vitaminas, como B1 e B6. Ou seja, isso faz dela uma ótima opção suplementar para manter a ingestão de nutrientes em dia. 

2. Rica em ômega 3 vegetal

Para os vegetarianos, veganos ou para quem não consome peixe, a linhaça é uma excelente fonte de ômega 3 vegetal. Como explicamos acima, a semente possui alta concentração de alfa-linolênico que impede que o colesterol seja depositado nos vasos sanguíneos do coração. Como resultado, reduz a inflamação das artérias e outros problemas cardíacos. 

3. Ajuda no emagrecimento

Por ser rica em fibras e baixa em carboidratos, a linhaça auxilia no emagrecimento. Com um alto teor de fibra solúvel em água, ela é digerida lentamente no estômago o que aumenta a sensação de saciedade e a absorção de nutrientes. Por algumas fibras não serem quebradas no trato digestivo, isso ajuda na desintoxicação do cólon.

4. Diminui o colesterol 

A semente de linhaça também ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue. Segundo estudos, o consumo de 30 gramas de farinha de linhaça, diariamente, por três meses, pode reduzir o LDL (colesterol ruim), em até 20%. Esse efeito deve-se ao fato da fibra presente na linhaça se ligar aos sais biliares, retirando colesterol do sangue para o fígado, reduzindo assim, o nível de colesterol no sangue.

5. Melhora a saúde da pele e cabelos 

A linhaça possui ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B que ajudam a tornar os fios do cabelo mais brilhantes e fortes. Além disso, os nutrientes também reduzem o ressecamento e descamação da pele, sendo um poderoso aliado no combate de acne, rosácea e eczema. 

Sobre a quantidade recomendada de ingestão por dia, os estudos apontam que duas colheres de sopa seja o ideal para homens e mulheres. Esse valor equivale a 20% da quantidade de fibras necessárias em uma dieta saudável de um adulto. Por isso, todo o resto deve ser adquirido em outros alimentos, como aveia, chia, lentilha, grão-de-bico, abacate, entre outras opções. 

Portanto, depois de ler esse conteúdo, você percebeu como há vários benefícios na ingestão de linhaça. Assim, é importante inserir esse alimento na sua rotina, além de sempre buscar um estilo de vida mais saudável, com bons hábitos e a prática de exercícios físicos. 

As sementes de linhaça são facilmente encontradas à venda. A Kobber, por exemplo, possui tanto a linhaça dourada quanto a linhaça marrom, além da farinha. Esta opção é ótima para ser utilizada em receitas de pães e bolos. Para conferir esse e outros produtos das nossas linhas, acesse o site e compre agora! 

X