whatsapp

Tag: alimentação, alimentação equilibrada, alimentação saudável, saúde mental Data: 10 de agosto de 2021

Saúde Mental e Alimentação: existe relação entre elas?

Saude Mental e Alimentacao existe relacao entre elas

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável e o Brasil se tornou um dos países mais ansiosos do mundo e o quinto no ranking de depressão.

A depressão é conhecida por ser o mal do século XXI e a ansiedade já afeta mais de 18,6 milhões de brasileiros. Esses transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de incapacidades na América.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declaram que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano, ou seja, mais da metade dos brasileiros que responderam à pesquisa declararam que desde o início da pandemia sua saúde mental e emocional piorou, um índice superior à média dos 30 países que também foram pesquisados.

A pandemia da Covid-19 transformou o mundo nos últimos tempos, a necessidade do isolamento social e a recessão econômica foram um verdadeiro teste para a nossa saúde mental. Muitos de nós acabamos por não nos alimentar corretamente e alguns alimentos acabam piorando o quadro de depressão e ansiedade causando um turbilhão de sentimentos que não conseguimos controlar. Por isso, para te ajudar, separamos alguns dos alimentos que contribuem para os transtornos mentais.

Alimentos que pioram a depressão e a ansiedade

Você com certeza já deve ter ouvido aquela frase “somos o que comemos”, certo? Apesar de ser clichê, essa frase bem popular tem sua verdade. Pois, a alimentação tem uma grande influência em nossa saúde e não estou falando somente ao que se refere à condição física. A saúde mental também é impactada pelos alimentos que consumimos e isso não pode ser deixado de lado.

Confira agora abaixo uma lista de alguns alimentos que devemos evitar o consumo desordenado:

Bebidas alcoólicas

Não é novidade nenhuma que o excesso de bebidas alcoólicas podem fazer mal. O álcool consegue reduzir as funções do sistema nervoso central, um grande responsável por estimular nossas emoções e sentimentos.

Fast Food

Consumir alimentos de fast food em excesso podem causar diversas doenças. Sabemos que eles são muito saborosos, mas uma pessoa que possui uma dieta rica em gorduras ruins e frituras possuem a tendência a ter e desenvolver problemas. Por isso, coma com moderação.

Gordura trans

Assim como os fast food, a gordura trans também faz muito mal, elas aumentam os riscos de infartos e diabetes e estão associadas a ansiedades e depressão. A gordura trans está presente em salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes, pães, então fique de olho e consuma com moderação.

Sódio

Alimentos ricos em sódio devem ser consumidos com controle, pois, podem causar problemas cardíacos, pressão alta e aumentar os sintomas da ansiedade e depressão. Carnes processadas, temperos prontos e margarinas são alguns dos alimentos com altos índices de sódio e devem ser evitados ou consumidos com equilíbrio.

Cafeína

Ah! O café, sabemos ser muito difícil ficar sem nosso cafezinho, mas a cafeína em excesso afeta o nosso sistema nervoso e a saúde mental, causando insônia, ansiedade, taquicardia, tremores, dores de cabeça e vários outros sintomas. Além disso, consumir café demais pode levar a alterações de humor.

Saúde Mental e Alimentação: existe relação entre elas?

Sim! Esta é a resposta para a pergunta. A cada dia que passa várias pesquisas mostram e provam que a alimentação e a saúde mental estão associadas. Doenças como depressão e ansiedade que são o mal do século estão também relacionadas a um padrão alimentar inadequado, contribuindo para doenças cardíacas e endócrinas, além de causarem essas doenças, a má alimentação compromete a nossa saúde psicológica.

Por isso, fique atento nas suas escolhas, pois, o que você escolher não afetará somente o seu número, mas também o que você pensa e sente. Ter uma dieta balanceada e adotar hábitos alimentares saudáveis é uma forma de evitar várias doenças como: obesidade, câncer, anemia, diabetes, hipertensão e distúrbios hormonais. Uma alimentação mais equilibrada consegue prevenir o envelhecimento precoce, combater o estresse, depressão, ansiedade e insônia.

Sabemos que não é nada fácil mudar nossa rotina alimentar, mas é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e do nosso sistema imunológico. Quando a alimentação e a nossa saúde mental estão em equilíbrio, nós temos mais disposição para realizarmos nossas atividades diárias, mais ânimo, mais autoestima sem falar na qualidade de vida que ganhamos ao comer corretamente.

Curtiu o nosso conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares e aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo o que acontece.

X