whatsapp

Tag: alimentação equilibrada, alimentação saudável, alimentos saudáveis Data: 12 de abril de 2021

Alimentação saudável: quais os principais erros que cometemos?

Alimentação saudável quais os principais erros que cometemos

Conheça os 5 erros mais comuns e tenha uma alimentação mais equilibrada

Nos últimos 40 anos a obesidade infantojuvenil no mundo aumentou de 1% para 6% em meninas e de 1% para 8% em meninos. A maioria (cerca de 70%) dos adolescentes com obesidade manterão essa condição na vida adulta. No Brasil os índices de sobrepeso e obesidade refletem os padrões mundiais e os dados são ainda mais assustadores quando analisamos a má alimentação.

Uma em cada cinco mortes no mundo em 2017 esteve relacionada a uma alimentação ruim, seja por consumo excessivo de sal, açúcar ou carne, ou por carência de cereais integrais e frutas, afirma um estudo divulgado na revista The Lancet. Cerca de 11 milhões de pessoas morreram de alguma doença decorrente de maus hábitos alimentares.

Uma alimentação saudável não é sinônimo de privação ou de uma alimentação sem sabor. Para ter saudabilidade, você deve garantir que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. É necessário pensar na variedade, equilíbrio, quantidade e segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é sinônimo de saúde! A ingestão de uma dieta deficiente pode levar à desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, alguns tipos de cânceres e até mesmo a morte. Insira mais nutrientes em suas refeições, coma mais saladas, grãos, frutas e beba muita água.

Principais erros que cometemos em nossa alimentação

A importância de se alimentar bem é reconhecida por muitas pessoas, mas, na prática, a gaveta do escritório ainda tem chocolates e salgadinhos, e aquele doce no meio da tarde é devorado sem culpa. Devido ao comodismo, muitos acabam comendo o que for mais prático no momento, como as comidas industrializadas, que são feitas com um grande excesso de gorduras, conservantes, açúcar, entre outros vilões da saúde. Conheça agora os 5 principais erros e mude seus hábitos!

Não tomar café da manhã

O café da manhã é uma das refeições mais importantes, por ser a primeira fonte de energia do dia, ele auxilia no controle de peso, além disso, estudos comprovam que conserva a memória e previne doenças do sistema digestivo. Acrescente cereais na sua rotina ou superfrutas para ter saudabilidade em seu dia logo cedo!

Pular as refeições

Os médicos e especialistas indicam alimentar-se no mínimo três vezes ao dia em horários definidos. Não pulando nenhuma delas para não ter uma fome maior e acabar comendo mais do que o necessário. Além disso, uma alimentação equilibrada ao longo do dia colabora para um gasto de energia mais saudável.

Quando der aquela fominha entre as refeições, opte por algo leve como uma barra, ou nuts, ou uma fruta de bolso.

Dieta monocromática

Um dos maiores erros está presente na hora de montar seu prato. Você deve ter uma variedade de cores e sabores, sendo de preferência: 50% vegetais crus e cozidos, 25% de proteína (animal ou vegetal) e 25% de carboidratos. Uma boa dica, é a ingestão de quinoa e chia na salada e nas refeições, pois aumentam a nutrição da sua alimentação.

Não beber água

A água é um hidratante natural que colabora para um bom funcionamento do organismo, ajuda no processo digestivo e ainda oferece melhorias na pele, cabelo e unhas. Um estudo comprovou a eficácia em perda de peso ao beber água 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Comer carne vermelha em excesso

Pesquisadores dos EUA afirmaram, em março de 2012, que o consumo diário de carne vermelha aumenta em 13% o risco de morte prematura. O recomendado é que ela esteja presente no cardápio moderadamente, de duas a três vezes por semana. A substituição da carne vermelha por legumes, cereais e sementes, ajuda a manter uma vida mais saudável.

Portanto, investir em uma alimentação saudável vai além de um autocuidado, é importante para a manutenção da saúde. Adicione alimentos ricos em fibras na sua dieta e não esqueça de ingerir bastante água. Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros posts como esse, acesse nosso blog!

X