whatsapp

Tag: alimentação, alimentação equilibrada, alimentação saudável Data: 9 de setembro de 2021

Índice glicêmico baixo ajuda a emagrecer?

Índice glicêmico baixo ajuda a emagrecer?

Se você é fã de dietas, com certeza já ouviu falar em “dieta de baixo índice glicêmico”, mas será que você sabe o que significa esse indicador? Vamos lá!

O índice glicêmico (IG) mede a velocidade que o carboidrato em seu organismo vira glicose, a nossa principal fonte de energia. Por isso, os alimentos que possuem baixo índice glicêmico são importantes para uma alimentação ser mais saudável, pois fazem com que o açúcar no sangue fique em equilíbrio e retarda a fome depois de uma refeição.

Ele funciona da seguinte forma em nosso organismo. Quando ingerimos, por exemplo: um suco de laranja, ele também tem em sua composição a frutose (açúcar natural) e o carboidrato que se transforma em açúcar no organismo. A absorção do suco facilitada por ser líquido faz com que os níveis de glicose fiquem altos rapidamente, tornando o suco de laranja um alimento de alto índice glicêmico.

Já o feijão ou qualquer outro alimento mais firme, que precisa ser mastigado, digerido e metabolizado pelo organismo, esse processo demora mais tempo, pois como o feijão é fonte de fibras, elas acabam retardando a absorção da glicose, ou seja, com a velocidade de absorção reduzida o feijão é um alimento de baixo índice glicêmico.

Ter uma alimentação de qualidade e com baixo índice glicêmico ajuda a prevenir algumas doenças, como, por exemplo, a diabetes e obesidade.

No caso da (diabetes) as pessoas precisam dar preferência para os alimentos de baixo IG, pois quando um diabético ingere alimentos ricos em carboidratos e sem fibras, por exemplo, o seu estímulo/pico de insulina será maior, causando mal-estar, por isso, o ideal é que tenha refeições equilibradas (carboidratos, proteínas, gorduras boas e fibras) que facilitam a absorção e causa um estímulo menor à insulina.

Como mencionamos anteriormente, os alimentos de alto índice glicêmico são digeridos e absorvidos mais rapidamente, o que ocasiona um pico de glicemia e, como efeito maior, descarga de insulina no organismo. Esses estímulos alteram o apetite e a velocidade do metabolismo, favorecendo o ganho de peso e de gordura corporal.

Baixo índice glicêmico ajuda a emagrecer?

 

Geralmente o IG é elaborado de planos alimentares para controle glicêmico que são direcionados às pessoas com diabetes, mas também pode ser aplicado para perda de peso, pois os alimentos com baixo índice glicêmico demoram mais para serem absorvidos  o que tornam mais lenta a fragmentação das moléculas de glicose no organismo e, consequentemente aumentando a sensação de saciedade.

Veja abaixo alguns alimentos de baixo índice glicêmico que você pode incluir na sua rotina alimentar e ter mais qualidade de vida.

  • Aveia;
  • Granola e outros cereais integrais;
  • Legumes;
  • Frutas (maçã, pêra com casca, morango, ameixa fresca, pêssego, tomate);
  • Hortaliças
  • Leite e iogurte natural;
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico);
  • Carnes bovina, peixe e frango.

 

Enfim, a resposta é, sim. Ter uma dieta de baixo índice glicêmico auxilia no emagrecimento, porém, é importante ressaltar ser preciso fazer o acompanhamento com um profissional especializado para ele poder orientar e calcular o IG conforme a sua necessidade. Agora, que tal aprender a montar um cardápio de forma saudável? Assim, você já está se preparando para dar os primeiros passos para ter uma alimentação mais saudável e ter mais qualidade de vida.

Dica Kobber:

Nós produzimos Granolas maravilhosas que podem te auxiliar na perda de peso e ainda te dar mais qualidade de vida, veja só:

Granola  Zero Kobber é feita com Floko.Mix, um composto de 5 cereais combinados a partir de um processo especial que reúne trigo, arroz, aveia, milho e cevada, o que proporciona uma alimentação mais saudável e balanceada. Tudo o que você precisa para o seu dia começar melhor!

Granola Star Zero Kobber possui mais que o dobro de fibras! Não tem glúten, baixo em sódio, sem adição de açúcar (adoçada com Stevia Zero) e sem lactose! Composta por Frutas, Super Frutas, castanhas inteiras e exclusivos flocos de fibra. Uma delícia, não é mesmo?

Quer conhecer as outras Granolas Kobber e demais produtos, acesse nosso catálogo completo e descubra um mundo mais saudável.

Curtiu o conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais. Fique por dentro das novidades!

X