whatsapp

Tag: alimentação, alimentação equilibrada, alimentação saudável Data: 7 de outubro de 2021

O segredo da alimentação saudável: frutas, legumes e verduras

O segredo da alimentação saudável: frutas, legumes e verduras

Ter uma alimentação mais saudável e equilibrada é a garantia de uma qualidade de vida melhor, isso porque, além de ter bem-estar, a alimentação ajuda a prevenir doenças, auxilia no controle do peso, melhora o humor e a memória, fortalece o sistema imunológico, reduz o cansaço e estresse e fornece energia para as nossas atividades diárias.

Vale ressaltar que uma alimentação saudável não significa comer muito dos alimentos certos e, sim, consumir nas quantidades adequadas, sem exageros. A alimentação equilibrada deve conter: proteínas, carboidratos, fibras, gordura boa, cálcio, vitaminas e outros minerais. Sem falar nas diversidades dos grãos, verduras, frutas e legumes, esses alimentos não podem faltar nas suas refeições do dia a dia.

E claro que não podemos esquecer dos alimentos que devemos evitar, sim, eu sei ser clichê e que você já deve ter lido ou ouvido diversas vezes, mas é importante relembrar quando falamos de alimentação saudável. É essencial evitar o consumo de alimentos industrializados, pois eles são compostos na sua maioria de substâncias nocivas para o nosso organismo como: corantes, conservantes, sódio e açúcares em abundância.

Começar uma alimentação balanceada, nada mais é do que mudar velhos hábitos. Essa mudança não precisa ser dolorosa e cheia de sacrifícios, você pode iniciar gradualmente. O ideal é fazer a reeducação alimentar com acompanhamento de um nutricionista, pois só ele poderá te orientar sobre quais são deficiências do seu organismo e quais alimentos podem te ajudar. 

Como mencionamos você pode ir gradualmente, diminuindo a cada dia os alimentos gordurosos e lanches de fast-food e sempre que puder dê preferência para frutas e produtos integrais. Lembre-se de se permitir conhecer novos sabores, alimentos e receitas, inove e explore as suas descobertas. Afinal, além de ser saudável, tem que ser saboroso também, não é mesmo? Confira nosso guia com 5 receitas com granola para você encaixar na sua dieta, clique aqui.

O segredo da alimentação saudável: A importância de frutas, legumes e verduras na sua dieta. 

 

Montar um cardápio variado e colorido é um dos segredos para se ter e manter uma boa saúde. Por isso, iremos apresentar alguns alimentos que irão te ajudar a se alimentar de forma mais saudável e equilibrada.

Frutas

 

Fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes as frutas são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, além disso, elas possuem diversos benefícios como fornecimento de energia, retardam o envelhecimento precoce, são calmantes, ajudam a controlar a ansiedade e são verdadeiras amigas do intestino, ajudando-o a funcionar corretamente.

E para quem faz uma dieta restrita ou de emagrecimento, as frutas são essenciais, pois são fontes fibras que ajudam na saciedade e suprem as necessidades de vitaminas e minerais para o nosso organismo.

Para você começar selecionamos algumas frutas para você incluir na sua dieta: maçã, abacate, coco, mamão, banana, kiwi, melancia, uva, ameixa, açaí, morango, framboesa, laranja (com bagaço), acerola e abacaxi.

Legumes e Verduras

 

Consideramos legumes todos os vegetais que podem dar frutos, desenvolvimento na parte externa da terra ou abaixo dela. Eles são compostos por raízes, tubérculos, frutos e caules e conseguimos aproveitar quase tudo deles, pois podem ser consumidos: crus, cozidos, fritos, no vapor e em tantas outras maneiras.

Inclua também em sua dieta os legumes: beterraba, mandioca, feijão, cebola, grão-de-bico, ervilhas, soja, cenoura, milho, castanha-de caju, nozes, castanha-do-pará, amêndoas e batata-doce e inglesa.

Já as verduras são plantas comestíveis que seu formato é em folhas ou flores, podendo ser chamadas até de hortaliças, já que elas são um tipo de hortaliça.

Para deixar sua dieta mais rica inclua verduras: alface, agrião, acelga, couve, espinafre, couve-flor, brócolis e alcachofra.

A junção desses dois super alimentos em uma boa salada se torna um dos pratos mais saudáveis e nutritivos de todos, pois ele possui vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, auxiliam no bom funcionamento do intestino e previnem doenças cardiovasculares. Então, já viu né, nada de pular uma boa entrada de salada.

Como aproveitar 100% os alimentos?

 

Existem diversas razões para se aproveitar ao máximo os alimentos, isso porque em muitos casos, a parte da fruta ou legume que descartamos possui muito mais nutrientes do que a parte que iremos consumir. Você sabia que:

  • Casca de laranja: 40 vezes mais cálcio.
  • Rama de cenoura: 4 vezes mais proteína e 3 vezes mais vitamina C.
  • Casca de maçãs e mexericas: 2 vezes mais vitamina C.
  • Folha de brócolis: 5 vezes mais proteína.
  • Casca da jaca: 11 vezes mais vitamina C.
  • Casca do abacaxi: 38% mais vitamina C.

 

Antes de mais nada, é preciso ter uma atenção especial com a limpeza das cascas, como essas partes ficam expostas, acabam acumulando resíduos do transporte e de manuseio, então, capriche na hora de lavar!

Depois da limpeza é hora de aproveitar o material que temos em mãos. Veja só:

  • Talos: geralmente todos os tipos de talos podem ser aproveitados, exceto o da mandioca-brava, pois ele é tóxico e pode causar intoxicação, mas o restante pode ser picado ou triturado e misturado em massa de bolos e pães;
  • Folhas de beterraba e cenoura: elas podem ser consumidas cruas como parte da salada;
  • Folhas de rabanete, abóbora e couve-flor: podem ser consumidas temperadas ou refogadas;
  • Casca de laranja: são perfeitas para fazer geleias e também podem ser caramelizadas e usadas no preparo de vários doces;
  • Cascas de mandioquinha e batata: podem ser consumidas assadas ou fritas sendo ideais como aperitivo;
  • Casca de mamão, abacaxi e goiaba: essas cascas são perfeitas para preparar chás ou sucos.

 

Existem vários alimentos que podemos usar até a última casca, aqui separamos apenas alguns.

Viu só! Aposto que agora você vai aproveitar tudo o que puder dos alimentos. 

Mas, ainda não acabou! Frutas sabemos que é mais fácil de consumir, mas legumes e verduras, nossa às vezes é uma verdadeira luta, por isso separamos algumas dicas que vão te estimular a consumir mais desses alimentos tornando sua alimentação mais saudável e variada.

Seja persistente

 

Lembra da famosa frase “eu sou brasileiro e não desisto nunca”, pois bem! É preciso persistir 10 a 15 vezes para que o paladar se acostume com o alimento, mesmo que não goste no primeiro momento, não exclua de sua dieta, o ideal é experimentar em dias alternados.

Explore receitas

 

Crie, experimente várias receitas, mude o sabor e as combinações, use e abuse dos temperos, pois assim você consegue ter mais chances de agradar o seu paladar, por exemplo, não gosta de chuchu cozido, experimente ele em pedacinhos na carne de panela. A regra aqui é criar e testar.

Comece com pequenas porções

 

Quando for experimentar novos alimentos, comece com pequenas quantidades, colocar uma colher de sopa do alimento que está tentando gosta no prato já é o suficiente para os dar os primeiros passos, conforme for se adaptando aumente a porção.

Misture os alimentos

 

Tudo fica melhor quando misturamos o alimento que temos aversão com o alimento que gostamos, pois, o alimento gostoso vai acabar modificando o sabor do outro aumentando assim a aceitação do alimento que não gosta, por exemplo, você não curte berinjela cozida, mas pode experimentar colocar as fatias dentro de uma lasanha e aproveitar que o queijo, presunto, carne ou molho de tomate faça a sua mágica.

Conheça mais sobre nós e nossos produtos. Baixe agora mesmo nosso catálogo de produtos. Acessar catálogo

X