whatsapp

Tag: benefícios, benefícios da quinoa, quinoa Data: 11 de março de 2022

Os Segredos da Quinoa – Por que tão saudável?

Os Segredos da Quinoa – Por que tão saudável

Se você acompanha nosso blog talvez já tenha acessado nosso artigo sobre como preparar a quinoa, um grão super poderoso e saudável.

Dessa vez, falaremos sobre o por que esse tipo de semente cultivada há cerca de 5 mil anos é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

O que é Quinoa?

 

A quinoa é uma semente rica em fenólicos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam em diversos aspectos o nosso corpo.

Além disso, possui ferro, essencial para ajudar no tratamento e prevenção da anemia, e minerais como cálcio, potássio e magnésio, necessários para manter os ossos saudáveis.

As sementes de quinoa também são ricas em fibras e proteínas, possui um sabor muito suave e é extremamente fácil de ser introduzida em uma rotina alimentar tanto para adultos quanto para crianças.

 

Os Segredos da Quinoa

 

Afinal, por que essa semente é considerada tão saudável?

Em 2013 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano nacional da quinoa para divulgar todo potencial sobre este alimento.

Isso porque além de todos os benefícios que serão citados a seguir, esse cereal pode ser o ingrediente “coringa” de diferentes refeições e diversas receitas, podendo ser consumido por quem quer perder peso, idosos, atletas, vegetarianos, entre outros.

Já deu pra perceber que este super grão traz diversos benefícios para nossa saúde, melhorando nossa alimentação e qualidade de vida. Vamos ver em detalhes?

 

5 benefícios que tornam a Quinoa saudável

 

1 – Protege contra doenças cardiovasculares

 

A quinoa é rica em ômega 3 e 6, ajuda na diminuição das triglicérides que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias e do colesterol ruim.

Também auxilia na prevenção da aterosclerose e risco de doenças cardiovasculares como por exemplo derrame cerebral ou infarto de miocárdio.

Para complementar, a quinoa também ajuda reduzir a absorção de gorduras da alimentação, contribuindo diretamente na ajuda para relaxar e controlar os vasos sanguíneos, evitando o risco de doenças citadas acima.

2 – Aumenta a imunidade do nosso corpo

 

 A quinoa é altamente antioxidante, fonte de vitaminas C e E, rica em ácido fólico que estimula a produção de glóbulos brancos, as células de defesa que previnem e combatem infecções.

Definitivamente um combo que fortalece nosso organismo contra doenças e garante bom funcionamento do nosso sistema imunológico.

3 – Melhora a função do cérebro

 

 Já que o ômega 3 e 6 são antioxidantes, eles atuam de forma direta na prevenção de danos aos neurônios e protegem as células cerebrais, garantindo o bom funcionamento e o cérebro saudável.

4 – Melhora o funcionamento do intestino

 

Por ser uma excelente fonte de fibras, a quinoa contribui para a formação e eliminação do bolo fecal.

Isso significa que este alimento atua de forma precisa na manutenção da saúde geral do nosso organismo e principalmente no processo de emagrecimento.

5 – Faz bem para quem tem diabetes

 

Sabia que o índice glicêmico da quinoa é baixo? Isso porque ele libera energia aos poucos, evitando provocar os picos de açúcar no sangue.

Dessa forma seu consumo regular e equilibrado contribui de diferentes formas para controlar os níveis de glicose no organismo.

Esses foram os 5 benefícios que consideramos importantes sobre este alimento que de fato é super saudável.

É importante ressaltar que a quinoa também é uma opção para vegetarianos, melhora o rendimento muscular, pode prevenir anemia, mantém os ossos saudáveis, ajuda a controlar o açúcar no sangue, entre outros.

 

Como consumir Quinoa?

 

Existem diferentes possibilidades para consumir este tipo de alimento. A quinoa pode ser consumida na forma de flocos, grãos ou farinha.

Os grãos podem ser usados na produção de outros alimentos e podem ser consumidos com sopas, arroz cozido, saladas, iogurte ou moídas como farinha.

Nossa dica de ouro é que você lave a quinoa em água fria e coma cozida, isso facilitará o processo digestivo e reduzirá o teor de saponinas e fitatos.

Confira o artigo completo sobre como preparar a Quinoa!

Seja para combater ou prevenir doenças, manter o peso corporal ou ter um bom desenvolvimento físico, se alimentar bem é sinônimo de disposição e bem-estar!

Com a Kobber ter uma alimentação balanceada é mais fácil!

Baixe nosso catálogo e tenha acesso aos produtos exclusivos -> [BAIXAR CATÁLOGO]

Quer fazer o seu pedido ou tirar dúvidas? ->  [CHAMAR NO WHATS].

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Até a próxima!

X