whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação saudável, alimento saudável, alimentos saudáveis, Granola Banana e Mel, mel, Produtos Kobber, qualidade alimentar, vida saudável Data: 3 de outubro de 2022

Mel: Conheça os 6 benefícios para a sua saúde

Mel Conheça os 6 benefícios para a sua ssaude

O mel é um alimento produzido a partir do néctar das flores e processado pelas enzimas digestivas das abelhas. É usado desde a antiguidade como adoçante na culinária e também por suas propriedades medicinais.

É rico em açúcar (glicose e frutose) e carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia. Mas também é muito calórico: em uma colher de sopa (cerca de 15 g), são 206 kcal e 12,1 g de carboidratos, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Não é novidade para ninguém que o consumo excessivo de açúcar é perigoso para a saúde e está associado a problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta e doenças do fígado e do coração.

O mel tem um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar refinado. Isso significa que ele não aumenta o açúcar no sangue tão rapidamente quanto o açúcar branco, ele reduz o aumento da insulina – um hormônio que promove o armazenamento de gordura corporal.

Siga a leitura e veja mais benefícios desse famoso ingrediente!

Conheça os benefícios do mel

Outra vantagem do mel é que ele é muito nutritivo: contém, em pequenas quantidades, vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco, além de antioxidantes. O açúcar refinado, por outro lado, fornece calorias vazias – sem vitaminas.

Você pode usar mel no lugar do açúcar em diversas preparações, como bolos, tortas e sucos, ou alimentos e frutas. Veja mais abaixo!

  1. Contém Antioxidantes;

O mel possui vários antioxidantes, incluindo compostos fenólicos como os flavonóides. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo dos danos celulares causados ​​pelos radicais livres, que contribuem para o processo de envelhecimento e o aparecimento de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos.

Mas, vale ressaltar que para prevenir essas doenças é importante manter hábitos saudáveis, como alimentação nutritiva e atividade física regular.

  1. Pode diminuir a pressão arterial;

A pressão arterial é um fator de risco para doenças cardíacas, e o mel ajuda a reduzi-la porque contém antioxidantes. Além disso, uma colher de sopa de mel contém 18 mg de potássio.

Esse mineral mantém o equilíbrio hídrico nas células e compensa os efeitos do excesso de sódio nos alimentos – o potássio contribui para a eliminação do sódio do organismo pela urina. Quando há um desequilíbrio de minerais no corpo, a pressão alta é comum. Isso porque, em excesso, o sódio se acumula no sangue e pressiona os vasos sanguíneos.

  1. Melhora os níveis de colesterol;

O mel reduz o colesterol “ruim” (LDL) enquanto aumenta o colesterol “bom” (HDL). Além disso, quem ingere mais desse alimento têm níveis mais baixos de triglicerídeos, principalmente quando usado no lugar do açúcar refinado.

Portanto, também ajuda o coração, pois colesterol e triglicerídeos elevados são fatores de risco para doenças cardíacas.

  1. Ajuda na imunidade;

Como os alimentos têm atividade antimicrobiana, podem ser usados ​​durante infecções respiratórias para ajudar na imunidade. Um estudo realizado com 139 crianças revelou que alguns microrganismos, principalmente bactérias, são sensíveis e resistentes às substâncias encontradas no mel.

No entanto, deve-se enfatizar que nenhuma dieta é um substituto para o tratamento medicamentoso para qualquer doença.

  1. Bom para a saúde intestinal;

O uso do mel ajuda a proteger e restaurar a mucosa do estômago com sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, contribui para a manutenção de boas bactérias no sistema intestinal.

Com isso, pode ser eficaz no tratamento de problemas digestivos e intestinais.

Conheça a Kobber

Temos inúmeros produtos deliciosos que levam o mel em suas composições, como a Granola Crocante Banana e Mel, a Granola de Tapioca com Canela e Mel, os Cookies de Granola, Soja e Mel e muito mais!

Quer conhecer mais sobre os nossos produtos. Baixe nosso catálogo e confira os queridinhos! [AQUI].

Escolha o seu produto integral Kobber e peça agora mesmo pelo whats! Com a gente, ter uma alimentação mais saudável é mais fácil! [CHAMAR NO WHATS].

X