whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação saudável, alimento saudável, alimentos saudáveis, Carboidratos, kobber, qualidade alimentar, rotina saudável, Saudabilidade, saúde, vida saudável Data: 31 de janeiro de 2023

Quais são os Carboidratos e as opções mais saudáveis

Quais sao os Carboidratos e as opcoes mais saudaveis

Os carboidratos são a principal fonte de energia para a célula, além de fazerem parte da composição dos ácidos nucléicos e da parede celular. Essas substâncias, também chamadas de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, geralmente são encontradas em alimentos de origem vegetal, como batata e feijão, e são compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio.

Os carboidratos podem ser divididos em três grupos, de acordo com o tamanho e organização conforme critérios: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

No mundo low-carb, comer pão, macarrão, arroz e até frutas tornou-se quase um pecado! Na busca por um corpo perfeito, muitas pessoas simplesmente eliminam esses produtos de sua dieta. Mas é mesmo a melhor alternativa para a saúde? O que são bons carboidratos e por que devemos excluí-los de nossa dieta?

Abaixo você elimina essas dúvidas, vamos lá? Siga e aproveite!

O que são carboidratos?

Os carboidratos são um macronutriente muito importante para o corpo, pois sua principal função é fornecer energia para realizar as atividades diárias. Portanto, atua como combustível para o corpo.

No entanto, alguns alimentos têm uma concentração maior de carboidratos. Portanto, eles são agrupados em uma única categoria e são geralmente chamados de carboidratos. O grupo dos carboidratos é composto por:

  • Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc. Alimentos derivados deles também são considerados carboidratos, como pães, massas, bolos, biscoitos e bolachas;
  • Tubérculos: batata, mandioca, batata doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba. Dentre seus derivados, destacam-se a fécula de batata e milho, a fécula de mandioca e a fécula de mandioca;
  • Mel: contém 70 g de carboidratos em cada porção de 100g;
  • Frutas: embora algumas frutas contenham uma concentração menor de carboidratos, todas possuem esse macronutriente em alguma proporção;
  • Cana-de-açúcar: esta planta é considerada uma gramínea, ou seja, não é uma fruta nem uma hortaliça. Porém, seu sabor adocicado é conhecido por quem o consome in natura ou em caldo de cana. É também a base para a produção do açúcar, que é um produto muito utilizado na culinária e possui até 99,5 g de carboidratos em uma porção de 100 g.

Qual a importância deles?

Os carboidratos são essenciais para a saúde. Como dissemos, eles são a principal fonte de energia que o corpo usa. Nosso corpo entende que precisa consumir a glicose primeiro porque os estoques de combustível e gordura são considerados uma alternativa de emergência.

Portanto, embora o corpo prefira obter energia por meio da glicose, ele também pode se alimentar da gordura. Alguns órgãos e células não podem usar gordura, como glóbulos vermelhos, rins e cérebro.

Portanto, os carboidratos são extremamente importantes para o bom funcionamento da mente. Esta é uma das razões pelas quais uma dieta baixa em carboidratos não é a melhor alternativa para o corpo. O ideal mesmo é aprender a balancear os nutrientes consumidos para que a perda de peso não ocorra em detrimento da deficiência nutricional e funcional.

Mas, os carboidratos engordam?

Nos últimos anos, a ideia de que os carboidratos engordam tornou-se generalizada. Por isso passaram a ser considerados os grandes vilões das dietas para emagrecer. No entanto, esta não é a realidade.

Como você viu acima, existem muitos alimentos ricos em carboidratos. O leque de escolha é bastante amplo, incluindo alimentos extremamente saudáveis ​​e outros produtos sabidamente prejudiciais ao organismo.

Então, podemos dizer que o que engorda é a utilização pelo organismo de carboidratos nocivos ou seu consumo em proporção excessiva, incompatível com as necessidades individuais. O resultado de comer uma batata assada, feita em casa, é bem diferente de comer uma porção de batata frita em um restaurante fast food, tanto para a manutenção do peso, quanto para a saúde.

Conheça a Kobber

A Kobber chegou para provar que é possível se alimentar bem sem restrições, com opções saudáveis, como doces com zero adição de açúcar e muito mais!

Com a gente ter uma alimentação balanceada é mais fácil. Baixe nosso catálogo e tenha acesso aos produtos exclusivos -> [BAIXAR CATÁLOGO]

X