whatsapp

Tag: alimentação equilibrada, alimentos saudáveis Data: 12 de abril de 2021

Fome ou Ansiedade? Descubra como identificar os sinais

Fome ou Ansiedade Descubra como identificar os sinais

Quais as principais diferenças e como a pandemia está contribuindo? Confira o conteúdo!

O cenário pandêmico que vivemos atualmente tem trazido instabilidade emocional e física para inúmeros brasileiros. A ansiedade gerada por um período de incertezas refletiu diretamente no padrão alimentar de muitas pessoas nos últimos meses.

A rotina totalmente nova de home office, pouco exercício, estresse do trabalho e a insegurança do momento somada àquela vontade de comer algo gostoso trazido pela facilidade dos aplicativos de delivery resultou em ganho de peso e o hábito de comer sem estar com fome.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9% da população, sofrem de algum transtorno de ansiedade. Um dos principais reflexos dessa doença é a fome. Mas você sabe identificar se a sua fome é um sintoma desse transtorno ou é apenas o seu organismo pedindo para você repor seus nutrientes e energia?

Fome vs Ansiedade: Conheça os sinais

Confira algumas das características da fome emocional, abaixo:

Surge como um desejo

A fome emocional, causada pela ansiedade, nunca vai te fazer salivar e almejar um prato de legumes ou uma salada. Geralmente ela pede comidas calóricas, sem nutrientes, como doces ou alimentos ricos em gorduras saturadas.

Impulsiva

Quando você come para saciar a fome emocional, você age sem refletir muito, de maneira compulsiva. Você geralmente a usa como uma compensação, funciona como o “prazer do dia”.

Causa culpa

É comum que, após o consumo de alimentos gordurosos, doces e pouco nutritivos, apareça a culpa é uma necessidade de autopunição por não ter conseguido manter o controle.

Não sacia

Quando você percebe que está com fome, geralmente sabe a quantidade de comida que vai precisar comer para se saciar. Quando se trata de fome emocional, você come desenfreadamente até se sentir extremamente cheio. Com isso, a ansiedade tem um inibidor sobre as sensações de saciedade, fazendo com que nos sintamos satisfeitos apenas após termos comido mais que o necessário.

Como a alimentação pode ajudar no combate à ansiedade? Conheça os 5 principais alimentos

Para tratar a ansiedade, você precisa consultar um especialista, porque alguns casos de ansiedade necessitam de medicamentos químicos. Mas na parte biológica, podemos diminuir seu efeito com uma rotina de exercícios, uma alimentação adequada e equilibrada.

Invista em uma alimentação saudável, isso vai melhorar a sua estabilidade emocional. Selecionamos 5 alimentos que contribuem para o combate a esse transtorno. Confira!

Frutas cítricas

A vitamina C, encontrada em frutas como kiwi, limão e laranja, diminui a secreção do hormônio cortisol, que é liberado em resposta ao estresse e à ansiedade. Por isso, o consumo regular desses alimentos além de contribuir para o relaxamento dos músculos, minimizando a fadiga e o estresse, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta o bem-estar.

Berries

As frutas vermelhas, como goji berry, framboesa e morango, são potentes antioxidantes. Essas super frutas são excelentes para reduzir os níveis de cortisol no sangue, combatendo a ansiedade.

Linhaça

A sementinha também é conhecida como superalimento. A linhaça é rica em ômega-3 essencial que é um antidepressivo natural e atua reduzindo a ansiedade. Além disso, tem alto potencial para prevenir o câncer de cólon e de pele.

Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs, possuem abundância de ácidos graxos e nutrientes com ação antioxidante, propriedade auxiliar nos transtornos depressivos e de ansiedade.

Chia

A semente de chia diminui a fome, dá sensação de saciedade e auxilia o trânsito intestinal. Por ser rica em ômega-3, cálcio, fósforo e magnésio, é uma excelente aliada no combate à ansiedade na educação alimentar.

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros textos sobre saúde e bem-estar, acesse nosso blog!

X