whatsapp

Tag: alimentação, alimentação equilibrada, alimentação saudável, Produtos Kobber, produtos saudáveis, Saudabilidade, saúde Data: 4 de Maio de 2021

Chia Vida saudável em grão

Chia Vida saudável em grão

Semente rica em fibras e vitaminas. Veja seus principais benefícios para a saúde!

Cada dia mais, a preocupação com os hábitos alimentares para prevenir doenças e cuidar da saúde, se tornou comum no cotidiano dos brasileiros. O papel dos alimentos vai muito além de saciar a fome. Uma dieta adequada e saudável proporciona uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Sendo, influenciadora direta na saúde do indivíduo.

Alimentar-se bem é uma maneira de cuidar da saúde do organismo. Uma alimentação rica em gordura, açucarada e com excesso de proteína pode causar sérios danos ao corpo, como obesidade, gastrite, colesterol elevado, hipertensão e até doenças degenerativas.

Uma dieta com maior saudabilidade é composta por alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes e proteínas. Esses alimentos são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças, inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Entre os alimentos in natura, temos a Chia, uma semente considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde, que incluem a melhora do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, pois, ela é rica em fibras e vitaminas. Uma excelente opção para inserir em sua dieta! Conheça 4 benefícios.

Nutrientes para o seu dia a dia

Conhecida por Chia, seu nome científico é Salvia Hispanica. Originária do México e consumida pelas antigas civilizações – maias e Astecas – que já tinham conhecimento dos benefícios da chia para que o organismo funcione bem e obtenha muita energia e disposição.

As sementes de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e econômico.

Chia: Benefícios do consumo

Segundo a Universidade de Harvard: a semente de chia é uma proteína completa, pois contém todos os nove aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo. Além disso, conheça os principais benefícios da chia, que pode ser consumida em saladas, refeições, sucos e até em óleo.

Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, categorias de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Emagrecimento

A capacidade de absorver muita água, faz da chia, uma grande aliada no emagrecimento. Quando ingerida, ela causa a sensação de saciedade. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam em uma espécie de gel, que aumentam a dilatação do estômago. Com o organismo saciado, o consumo de alimento será menor e o corpo emagrecerá.

Controle e prevenção do diabetes

Devido suas fibras, a chia quando consumida pode aumentar o tempo de liberação da glicose, exercendo papel de prevenção do diabetes tipo 2. Sabe-se que o alimento quando colocado em contato com a água, forma um gel viscoso que, quando ingerido, produz uma barreira física que separa as enzimas digestivas dos carboidratos, promovendo uma lenta conversão de carboidratos em açúcar.

Quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transformarem em um gel. Consequentemente, proporciona uma digestão mais lenta, mantendo os níveis de açúcares no sangue mais constante e controlando a glicemia.

Fortalece a imunidade

Em sua composição há minerais como o selênio e zinco, que são excelentes no auxílio do sistema imunológico. O papel da chia é reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

Fonte de cálcio

Por ter bastante cálcio, ela pode ser uma excelente alternativa aos intolerantes à lactose. A semente funciona como uma fonte alternativa desse mineral. Além disso, o grão se torna um aliado para manter os ossos rígidos e prevenir a osteoporose – doença que enfraquece os ossos e deixa-os mais suscetíveis às fraturas.

Insira Chia em suas receitas e compartilhe com a gente! Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros posts como esse, acesse nosso blog!

X