whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação saudável, dieta saudável, qualidade alimentar Data: 7 de junho de 2022

Qual a importância do Déficit Calórico para o emagrecimento?

Qual a importância do Deficit Calorico para o emagrecimento

Quando o assunto é dieta e a briga com a balança é muito comum encontrarmos o termo déficit calórico em nossas buscas. Contudo, existem dúvidas em relação ao tema. Então, se você é adepto das dietas e ficou curioso sobre o déficit calórico continue com a gente! Vamos nessa?

Para começar, vamos dar uns passos para trás e entender o que são as calorias.

As calorias nada mais são do que a medida da energia que os alimentos possuem, ou seja, é a energia fornecida pelos alimentos para que o corpo funcione corretamente.

As células do nosso corpo são responsáveis por usar os carboidratos, proteínas e gorduras consumidas para gerar energia para o nosso dia a dia. Contudo, a energia nem sempre é consumida completamente, o que faz com que ela se armazene em nosso corpo em forma de gordura.

E para entendermos mais sobre o déficit calórico, temos que entender também sobre o balanço energético, o cálculo entre as calorias que o nosso organismo gasta e as calorias que nós consumimos em nossa alimentação e essa matemática ocorre em três cenários diferentes:

Balanço energético neutro: quando consumimos o mesmo número de calorias que gastamos. Neste caso, devemos manter um peso corporal estável.

Balanço energético positivo: quando consumimos mais calorias do que gastamos. Nesse caso, à medida do peso corporal aumenta e o excesso de nutrientes será armazenado.

Balanço energético negativo: quando comemos menos calorias do que gastamos, perdemos peso. Nesse caso, o peso corporal diminui porque usamos nossas próprias reservas de energia para manter nosso metabolismo funcionando adequadamente.

Então, o que é Déficit Calórico?

De forma resumida e direta, o déficit calórico é quando você consome menos calorias do que gasta, ou seja, ele deixa o nosso corpo completamente negativo em calorias e é nesse momento, que para manter o metabolismo funcionando, que o nosso organismo utiliza o seu próprio estoque de energia. Por isso, o déficit calórico costuma ser a meta de quem quer perder aqueles quilinhos ou para atletas que precisam queimar gordura.

 

No entanto, é preciso ter em mente e não esquecer que as calorias são importantes para a nossa saúde e para a qualidade dos nossos treinos, afinal, as células utilizam as calorias para gerar energia e sem isso o nosso corpo fica sem combustível para funcionar.

Por essa razão, esse processo não deve ser feito sem a orientação de um profissional, pois somente ele pode calcular de maneira mais precisa a sua taxa metabólica basal (TMB), que representa, em kcal, quanto o seu organismo gasta para realizar as funções vitais.

O déficit calórico surge justamente no caso do balanço energético negativo. Para alcançar a perda de peso, devemos consumir menos calorias do que gastamos, deixando nossos corpos “negativos de calorias”. Como resultado, o nosso organismo movimenta as reservas nutricionais (carboidratos e gorduras) para fornecer a energia necessária.

Para conseguir chegar neste déficit, podemos reduzir o número de calorias consumidas através dos alimentos, incluir ou aumentar a intensidade da atividade física, ou combinar os dois fatores. Porém, fique atento, pois, alimentos que prometem aumentar o metabolismo não tem efeito perceptível na ingestão calórica — então não caia nessa!

Uma dieta com déficit calórico é rica em macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras, as principais fontes de energia do organismo. Como resultado, é fundamental que a dieta seja equilibrada.

Ao considerar que a atividade física será um fator-chave na perda de peso com esse tipo de dieta, o consumo de proteínas é fundamental para fornecer energia durante os treinos. Além disso, as proteínas auxiliam na preservação e no aumento da massa magra.

Mas como emagrecer de modo saudável?

Existem diversas formas de aumentar o metabolismo sem você passar fome, sabia? Prática dos exercícios regularmente, fazer pequenas refeições a cada três horas, beber água, ter sono regular e ingerir alimentos saudáveis são apenas alguns exemplos de como emagrecer de forma saudável.

 

Agora, que tal conhecer nossos produtos saudáveis e dar os primeiros passos para ter uma alimentação mais equilibrada e com mais qualidade de vida?

Baixe nosso catálogo e confira os queridinhos!

Kobber – Transformando o mundo com mordidas saudáveis e gostosas

 

Escolha o seu produto Kobber e peça agora mesmo pelo whats! Com a gente, ter uma alimentação mais nutritiva é mais fácil! Quer fazer o seu pedido ou tirar dúvidas? [CHAMA NO WHATS].

Curtiu o artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares e não esqueça de nos seguir nas redes sociais Instagram: @kobberoficial e Facebook: @KobberOficial

X