A alimentação possui um papel fundamental no que diz respeito ao combate à depressão e também na aceleração do processo. Por exemplo: estudos comprovam que mulheres que possuem uma dieta repleta de alimentos inflamatórios (carne vermelha e refrigerantes, por exemplo), têm maiores riscos de desenvolver depressão.
Por outro lado, o contrário também acontece: uma alimentação equilibrada pode auxiliar na melhora de uma das características mais marcantes da depressão: a fadiga. Isso porque alimentos com triptofano, por exemplo, podem trazer mais ânimo e ajudar a recuperar a energia perdida.
Saiba mais sobre alguns transtornos psicológicos e como combatê-los por meio da alimentação neste Setembro Amarelo.
Leia também: Qual a influência da alimentação na saúde emocional?
Os transtornos psicológicos mais comuns
Atualmente, os transtornos psicológicos que mais afetam a população mundial são:
A síndrome de Burnout é um tipo de esgotamento profissional, que prejudica a qualidade de vida de quem é afetado por ele física e emocionalmente. Seus principais sintomas são irritabilidade, alterações no humor e dificuldade de concentração. Já suas causas variam, mas são voltadas principalmente para o excesso de trabalho.
Os tratamentos mais comuns são as práticas de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação mais adequada. Além disso, estudos mostraram que pessoas empáticas sofrem mais dessa síndrome, então a terapia também sempre é recomendada.
A ansiedade é uma preocupação excessiva e persistente e bastante intensa em situações cotidianas. Seus principais sintomas são: sono e apetite desregulados, tensão muscular, dentre outros. As causas, na maioria das vezes, estão relacionadas a traumas, estresse e doenças físicas ou mentais.
Para tratar a ansiedade, recomenda-se a atividade física e alimentação saudável, além da consulta terapêutica. Estudos apontam que a alimentação adequada tem um papel fundamental no tratamento desta patologia.
A depressão é uma doença ligada à psiquiatria que afeta o emocional das pessoas, sendo seus principais sintomas a fadiga, o pessimismo, a baixa auto-estima e o desânimo. As causas podem variar, mas há alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento desse mal, como a própria ansiedade, o sedentarismo e a alimentação desregulada.
Seu tratamento varia muito conforme o seu grau, mas o importante é que, assim que reconhecer alguns desses sintomas, a pessoa procure um psicólogo ou psiquiatra. Ainda assim, existem estudos que apontam que certos alimentos como verduras, frutas e peixes, têm risco de depressão menor, caindo para 35%.
Em resumo, como a alimentação pode ajudar no combate à depressão e outros transtornos psicológicos?
A nossa alimentação apresenta um papel muito importante no controle da saúde mental. Isso porque nutrientes como probióticos, ômega 3,vitamina E e C, complexo B e magnésio são ótimos aliados contra ansiedade e depressão. Quer saber como?
- Os probióticos, como o iogurte, proporcionam muitos benefícios ao nosso intestino, que pode estar com o funcionamento desregulado devido a algum problema neuropsiquiátrico, como a ansiedade.
- O triptofano possui a “fórmula mágica” da produção de serotonina e é encontrado no Kiwi e nos peixes, por exemplo.
- As vitaminas C e E possuem propriedades antioxidantes que combatem os danos do estresse oxidativo. Você pode encontrá-las no pimentão e na goiaba, por exemplo.
- As do complexo B também melhoram o nosso metabolismo e produzem serotonina. Encontre-as na carne, leite e ovos.
- O ômega 3 reduz todas as respostas inflamatórias do organismo. Ele está no atum, camarão e na linhaça.
- Por último, o magnésio é responsável por converter o triptofano em serotonina. Ele está nos cereais, peixes e leite, por exemplo.
Busque ajuda!
Hoje, dia 10 de setembro, é dia mundial de combate ao suicídio. Pensando na importância dessa data e do Setembro Amarelo como um todo, lembre-se que, sentindo qualquer um dos sintomas mencionados, busque ajuda da psicoterapia. Além disso, procure sempre manter uma rotina saudável e uma alimentação equilibrada, por meios das quais você previne transtornos psicológicos, físicos e emocionais.
Conheça mais sobre a Kobber e suas linhas de produtos saudáveis acessando nosso site.