whatsapp

Tag: alimentação equilibrada, alimentação saudável, bem estar, saúde mental Data: 9 de setembro de 2021

Saúde em 1º lugar: Alimentos que fazem bem para o cérebro

Saúde em 1º lugar: Alimentos que fazem bem para o cérebro

A medicina nos ensina que saber como ele funciona pode nos auxiliar a entender melhor as doenças que o afetam e quais os tratamentos podem ser feitos.

Você sabe quais são as principais doenças que afetam o cérebro e as funções do ser humano?

  • Enxaqueca;
  • Epilepsia;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doença de Parkinson.

Essas doenças podem ser combatidas com estratégias terapêuticas modernas, personalizadas e novas alternativas de tratamento.

Nosso cérebro é como qualquer outro órgão e precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu máximo potencial.

Quer descobrir como turbinar o cérebro e aumentar sua capacidade de aprendizagem e concentração?

Vem com a gente e aproveite a leitura!

A importância das atividades físicas

Não é nenhum mistério que praticar exercícios ajuda a prevenir problemas futuros, isso porque as atividades nos capacitam para responder melhor aos desafios do dia a dia.

Quando nos exercitamos, o aumento da frequência cardíaca gera a oxigenação do cérebro, o que estimula o fluxo sanguíneo no local.

A prática das atividades físicas também aumentam a produção de hormônios relacionados à sensação de bem-estar, além de combater o estresse e nos deixar mais atentos e dispostos a aprender coisas novas.

De fato, sabemos que se exercitar contribui para o combate e prevenção de doenças, melhora na memória e concentração, promove sua saúde mental e melhora sua qualidade de sono.

Por que ter uma alimentação saudável?

Também não é segredo que os alimentos têm um papel fundamental, afinal, nosso cérebro tem fome e precisa comer!

Da mesma forma que ter uma alimentação balanceada faz bem para o nosso organismo, saber fazer um cardápio também favorece a saúde cerebral.

Você sabia que o cérebro e o corpo estão completamente interligados e exigem a mesma manutenção para se manter saudáveis?

No entanto, é necessário entender que o cérebro tem poucas reservas de nutrientes e optar por uma dieta equilibrada é essencial.

Benefícios de ter uma alimentação saudável para o cérebro

Entender os benefícios de ter uma nutrição saudável pode ajudar a combater os imprevistos e melhorar as funções do principal órgão do nosso corpo.

Alguns alimentos são fundamentais para melhorar o desempenho da memória, outros podem aumentar a capacidade cognitiva e as funções cerebrais.

Alimentos que fazem bem para o cérebro

Super Frutas

Conhecidas como morango, uva, framboesa, mirtilo ou blueberries, cranberries, goji berries entre tantas outras, as frutas vermelhas protegem nosso cérebro contra os danos do envelhecimento.

Isso por que elas reduzem o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro, o que defende os neurônios diante das placas beta-amiloide.

Cacau

O chocolate melhora nosso humor né? E não é por acaso! O cacau é rico em fibras, ferro e magnésio, em resumo é uma fonte de flavonoides que aumentam a circulação sanguínea cerebral.

Resultado? Melhora nas funções cognitivas, memória e humor.

Amendoim

Se você não tiver alergia a essa categoria de alimento, saiba que o amendoim é rico em vitaminas, gorduras boas e minerais ao cérebro. Caso se torne uma opção, é importante considerar a versão mais natural, sem sal e aditivos.

Além de ser uma alternativa acessível, o amendoim está associado à proteção de doenças como Alzheimer, Parkinson e até tumores cerebrais.

Granola

A queridinha de todos e famosa pelos seus benefícios!

Tem quem diga que essa pode ser a melhor opção para a primeira refeição do dia, principalmente para quem precisa de foco e alta capacidade de aprendizagem pela manhã.

Sabe porquê? A granola é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico e fornece energia para que o cérebro funcione bem, atuando diretamente na capacidade de raciocínio.

Quando falamos que esse alimento é incrível não estamos exagerando, pode nos levar a sério.

Criamos um Guia Prático com 5 receitas imbatíveis com granola para encaixar na sua dieta!

Veja na prática como funcionam seus benefícios, baixe aqui!

Gostou desse artigo?

Se sim, compartilhe em suas redes sociais ainda hoje!

Caso queira conhecer nosso catálogo digital e descobrir todas as nossas delícias basta clicar aqui.

X