whatsapp

Tag: alimentação, alimentação balanceada, alimentação equilibrada, alimentação saudável, alimento saudável, alimentos saudáveis, chia, qualidade alimentar, super alimento Data: 1 de abril de 2022

Chia, seus benefícios e 3 receitas deste super alimento

Chia, seus benefícios e 3 receitas deste super alimento

Sabia que a chia é considerada um superalimento da natureza? Recentemente falamos por aqui sobre um supergrão, poderoso e saudável! 

Dessa vez, falaremos sobre a chia! Essas sementes pequenas, brancas, acinzentadas ou escuras, ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. 

Quer saber mais sobre a semente dos deuses astecas? Continue por aqui! 

A História da Chia

As sementes de chia foram ingredientes fundamentais na alimentação dos astecas e maias durante muitos séculos. 

Até hoje no México é extremamente comum ouvirmos receitas populares deste alimento “básico” que foi popularmente cultivado entre as civilizações da América Central, perdendo somente para o feijão e o milho em critério de importância. 

Um fato curioso é que o valor da semente de chia era tão grande que os astecas a tinham como moeda de troca e utilizavam para pagar seus impostos. 

Benefícios da Chia 

Sementes de chia certamente fazem parte da lista de alimentos saudáveis que podemos incluir em nossas refeições visando melhorar nossa qualidade de vida. 

Além de tudo, a chia é uma boa fonte de proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais, fornecendo fibras solúveis e insolúveis. 

A chia também é considerada uma excelente fonte de ômega 3 e 6, proporcionando o balanço perfeito entre os dois, ideal para uma alimentação equilibrada.

Já deu pra perceber que a semente de chia é um alimento rico em nutrientes e vitaminas, gerando mais bem-estar e qualidade de vida. Confira alguns benefícios. 

  • Previne doenças cardíacas e diabetes;
  • Ajuda na saciedade; 
  • Ótima opção pós treino;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Aumenta a imunidade.
catálogo Kobber
catálogo Kobber

Como consumir a chia?

É importante ressaltarmos que antes de inseri-la em sua refeição, é necessário hidratar as sementes. Mas, lembrando que a chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel.

Além de serem muito versáteis, as sementes de chia podem ser introduzidas de diferentes formas na nossa alimentação, seja em refeições salgadas, sobremesas, sucos e vitaminas! 

3 receitas de sementes de chia para você se deliciar! 

 

1. Biscoito de chia

 

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de sementes de chia kobber;
  • 1/2 xícara de água em temperatura ambiente;
  • 10 colheres de sopa de azeite;
  • 5 colheres de sopa de queijo ralado;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sobremesa de pimenta;
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo.

Modo de preparo

Para começar, coloque a chia em uma vasilha e acrescente a água. Deixe hidratar por 30 minutos, quando ela ficar gelatinosa, transfira para uma bacia maior. Agora adicione o azeite, sal, pimenta, queijo ralado e misture! 

Junte a farinha e continue misturando, quando ficar pesada, utilize as mãos, a massa vai ficar firme e desgrudar da bacia. Divida em quatro partes e separe uma. Deixe as outras três cobertas com papel firme para não ressecar. 

Chegou o momento de abrir a massa sobre o papel manteiga com um rolo e polvilhar um pouco de farinha durante esse processo. Faça isso com todas as partes da massa ein! 

Agora com uma faca, deixe no formato desejado e leve para assar no forno preaquecido a 180º graus por 12 minutos ou até dourar. Prontinho, agora é mandar pra dentro! 

  1. Suco de abacaxi e sementes de chia 

Ingredientes

  •  1 abacaxi;
  •  2 colheres de sopa de sementes de chia Kobber;
  •  3 unidades de maçã verde;
  •  300 ml de suco de laranja;
  •  1 pitada de stevia ou outro adoçante natural (opcional).

Modo de preparo

Primeiro passo de todos: hidrate a chia. Em uma vasilha e acrescente a água. Deixe hidratar por 30 minutos, quando ela começar a ficar gelatinosa, reúna todos os ingredientes! Descasque o abacaxi e corte, pode ser em cubos ou pedaços pequenos e coloque em um copo com o suco de laranja. 

Vai usar liquidificador ou mixer? Tanto faz! O importante é bater tudo muito bem!

O terceiro passo é lavar e cortar as maçãs em cubos sem tirar a pele e continuar batendo! Quando as frutas estiverem bem batidas, acrescente as sementes de chia e está pronto! 

Esse suco é indicado para o café da manhã, já que é diurético e ajuda na digestão.

  1. Creme de ameixa com chia 

Ingredientes

Hidrate a chia em uma vasilha e acrescente a água. deixe hidratar por 30 minutos, até ela começar a ficar gelationosa. Em uma vasilha, adiciona as sementes de chia, os pedaços de ameixa, leite de coco, adoçante e misteure bem! Deixe descansar na geladeira por 3 horas.

Vai mandar pra dentro no lanche ou na sobremesa? Você escolhe! 

Agora conta pra gente, o que achou do super alimento preferido dos astecas e maias? 

Nosso papel é te auxiliar nessa jornada de saúde física e mental, saiba que com a Kobber você pode contar com uma alimentação mais saudável e equilibrada!

Conheça nossos outros produtos, acesse nosso catálogo!

Aproveite e leia também:

O que são as gorduras do bem e como elas ajudam na alimentação saudável?

5 receitas para o café da manhã

Chia Vida saudável em grão

Curtiu nossas receitas? Se fizer, marque a @kobberoficial para a gente saber! Compartilhe com seus amigos e familiares e se precisar falar com a gente, é só chamar no whatsapp.

X